*ARTIGO
O mundo das viagens está prestes a ser transformado pela revolução dos tokens não-fungíveis (NFTs). Isso porque a empresa-mãe da Lufthansa, uma das maiores companhias aéreas do mundo, lançou o programa de fidelidade Uptrip, baseado em NFTs.
Este programa pioneiro combina recompensas digitais com benefícios físicos exclusivos, proporcionando aos passageiros uma experiência de viagem única, já que os clientes agora têm a oportunidade de transformar suas passagens em cartões colecionáveis temáticos, representando os destinos de seus voos.
Esses NFTs não são apenas cartões comuns, eles são ricos em detalhes, apresentando informações sobre a cidade de destino, as aeronaves utilizadas nas frotas das companhias aéreas e até mesmo datas especiais, como viagens de Ano Novo.
Com mais de 400 cartões digitais disponíveis e 20 coleções temáticas, a Lufthansa também está planejando adicionar um recurso de negociação no Uptrip para permitir que usuários lucrem com seus NFTs ou até mesmo completem suas coleções.
Cada cartão é convertido em um NFT e armazenado no blockchain da polygon (MATIC), rede que permite transações mais rápidas e baratas do que a própria rede principal do ethereum (ETH).
O Grupo Lufthans é dono de oito companhias aéreas — AirDolomiti, Austrian, Brussels Airlines, Edelweiss Air, Eurowings, Eurowings Discover, Lufthansa e Swiss Airlines —, sendo que todas estão participando do programa Uptrip.
Vantagens além de cartões colecionáveis
Aqui está o que torna o programa realmente atrativo para os clientes do grupo: a capacidade de desbloquear benefícios reais sem custos adicionais.
Ao coletar NFTs suficientes de determinadas coleções temáticas, os passageiros podem acessar uma série de vantagens únicas e privilegiadas, incluindo Wi-Fi gratuito a bordo, entrada em lounges VIPs de aeroportos e milhas aéreas resgatáveis, com um valor total de até 3 mil euros em recompensas.
Por que o uso dos NFTs?
A maior vantagem dos NFTs é a autenticidade, exclusividade e interconexão que eles oferecem. Cada token é uma representação digital única de propriedade, o que cria um senso de valor e raridade que simples pontos, cashbacks ou descontos não podem replicar.
Consequentemente, o programa Uptrip tem o potencial de se tornar uma inovação significativa no setor de viagens e fidelidade, beneficiando tanto as companhias aéreas quanto os viajantes frequentes.
Por outro lado, essa é uma estratégia de marketing que tem sido cada vez mais comum. Ela segue a tendência de grandes empresas que estão adotando a tecnologia NFT para atrair, engajar e fidelizar clientes.
O futuro do marketing regido por tokens
Os NFTs tem sido uma nova — e ótima — forma de gerar melhor experiência do usuário. Isso é especialmente importante quando se pensa que os mercados atuais, de roupas, games a viagens, vivem um cenário altamente competitivo.
A gigante Starbucks, por exemplo, lançou seu próprio programa de lealdade baseado em NFTs, permitindo que os clientes colecionem tokens exclusivos que podem ser trocados por itens de menu personalizados.
Mas a Lufthansa e a Starbucks não são as únicas gigantes que se atentam à tendência: McDonald’s, Nike, Reddit, Coca-Cola e diversas outras também estão explorando ativamente os NFTs como uma maneira de se envolverem mais profundamente com seu público.
À medida que mais empresas seguem esse exemplo, torna-se cada vez mais claro que o “futuro” em que os NFTs desempenharão um papel central no marketing e na fidelização para proporcionar aos consumidores uma nova dimensão de interação com suas marcas favoritas está mais perto do que muitos imaginavam.
*As informações, análises e opiniões contidas neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews.
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