Pergunta de Leonardo: “Estou procurando ações para investir, mas fico com a impressão de que está tudo muito ‘caro’. Como encontrar oportunidades?”
Resposta de Diego Hernandez*: “Olá Leonardo, o processo de escolha de ações é sempre um momento que envolve bastante ansiedade para tentar acertar o time certo de mercado e escolher a melhor oportunidade. Adianto para você que acertar esse momento eficiente e mais correto possível é muito difícil, portanto vão aqui algumas sugestões para melhorar o seu processo decisório:
1- Atente-se ao ciclo econômico. É um ciclo que favorece o lado real da economia? E ao setor do qual sua ação está? A exemplo, estamos no início do processo de flexibilização da política monetária. Momento ideal para a economia real.
2 – Veja o gráfico da ação que está comprando com um horizonte de tempo longo. Veja quais foram as regiões respeitadas de fundo e topo.
3 – O mercado tem falado muito sobre o ativo que pretende comprar? Pois por mais que a empresa seja ‘um achado’, o mercado como um todo precisa ter essa mesma interpretação para que o ativo se valorize.
4 – Por fim, compare os múltiplos (relação de preço do ativo com dados contábeis, exemplo, P/VP, P/L, ROE e etc) com os pares de mercado para entender se efetivamente a ação está mais cara do que as outras e por que.”
* Resposta do economista e diretor da Ativo Investimentos, Diego Hernandez.
*As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]
Veja também
- A bolsa tinha tudo para decolar em 2024, mas a Selic estragou a festa
- Moove busca captar até US$ 437 milhões em IPO nos Estados Unidos
- Ação em foco: as oportunidades e riscos do Banco do Brasil (BBAS3)
- Governo e CVM preparam plano para melhorar acesso de empresas menores ao mercado de capitais
- Mercados em pânico: ações desabam mundo afora enquanto cresce o medo de recessão nos EUA