A B3, bolsa de valores brasileira, anunciou nesta terça-feira (23) que desenvolveu uma plataforma de inteligência artificial. Batizado de B3 GPT, o conjunto de ferramentas é utilizado pelos funcionários da empresa, e utiliza os serviços de IA do Microsoft Azure, incluindo o Azure OpenAI Service e o Azure AI Search.
Entre as ferramentas que compõem o B3 GPT estão:
- Chat corporativo baseado em IA generativa, que contabiliza cerca de 20 mil interações mensais
- AskPDF, que ajuda a resumir mensagens importantes em documentos extensos, respondendo a perguntas sobre o conteúdo dos arquivos.
- GPT-4, usado para criação de código de programação.
- CloudAI, uma ferramenta para conduzir a entrada de novos funcionários usando documentos internos e IA generativa.
- “Jeito B3”, recurso que molda o formato do texto e o estilo das respostas de acordo com o comando do usuário.
As ferramentas foram organizadas ao longo de 2023 pela equipe de inteligência artificial da B3 (B3SA3). O objetivo é melhorar a produtividade.
“A inteligência artificial é uma tecnologia que vem transformando a forma como trabalhamos. Ela nos permite ser mais ágeis, estratégicos e eficientes no desenvolvimento de novas soluções para o mercado, sempre com foco no cliente final”, disse em nota Rodrigo Nardoni, vice-presidente da Tecnologia na B3.
Teste da Microsoft
A B3 anunciou ainda que participou do Programa Microsoft 365 Copilot Early Access. Assim, a empresa esteve entre os primeiros clientes a testar o Copilot para Microsoft 365, que funciona como um assistente de IA no trabalho. A ferramenta já está sendo utilizada em diversas áreas da empresa, como jurídica.
“Ao utilizar a IA como copiloto de trabalho, as empresas podem fornecer às suas equipes uma ferramenta que apoia a execução de tarefas, reduzindo o tempo gasto em algumas atividades operacionais e ao mesmo tempo as pessoas têm mais tempo para se dedicar à criatividade e ao pensamento estratégico”, disse em nota Rodrigo Paiva, vice-presidente de Operações da Microsoft Brasil.
“A B3 está incorporando esse conceito em todas as esferas da empresa e estamos trabalhando juntos para disseminar o uso da tecnologia”, complementa.
Veja também
- Conselheiro recebe em média R$ 80 mil por mês; saiba se você pode seguir a carreira
- Não é só ATG ou A5X: na concorrência da B3, o perigo mora ao lado
- Decisão do Carf favorece B3 em processo de R$ 4,1 bi
- CEO da B3 vê ‘alguns IPOs’ em 2024, e movimento mais robusto no 2º semestre
- Cenário externo adia retomada de IPOs, mas não inibe follow-ons (por ora)