Siga nossas redes

Negócios

Bolsa anuncia B3 GPT, conjunto de ferramentas de inteligência artificial

Plataforma é direcionada para os funcionários da B3 e tem o objetivo de melhorar a produtividade.

A B3, bolsa de valores brasileira, anunciou nesta terça-feira (23) que desenvolveu uma plataforma de inteligência artificial. Batizado de B3 GPT, o conjunto de ferramentas é utilizado pelos funcionários da empresa, e utiliza os serviços de IA do Microsoft Azure, incluindo o Azure OpenAI Service e o Azure AI Search.

Prédio da B3 em São Paulo 06/07/2023 REUTERS/Amanda Perobelli

Entre as ferramentas que compõem o B3 GPT estão:

  • Chat corporativo baseado em IA generativa, que contabiliza cerca de 20 mil interações mensais 
  • AskPDF, que ajuda a resumir mensagens importantes em documentos extensos, respondendo a perguntas sobre o conteúdo dos arquivos.
  • GPT-4, usado para criação de código de programação.
  • CloudAI, uma ferramenta para conduzir a entrada de novos funcionários usando documentos internos e IA generativa. 
  • “Jeito B3”, recurso que molda o formato do texto e o estilo das respostas de acordo com o comando do usuário.

As ferramentas foram organizadas ao longo de 2023 pela equipe de inteligência artificial da B3 (B3SA3). O objetivo é melhorar a produtividade.

“A inteligência artificial é uma tecnologia que vem transformando a forma como trabalhamos. Ela nos permite ser mais ágeis, estratégicos e eficientes no desenvolvimento de novas soluções para o mercado, sempre com foco no cliente final”, disse em nota Rodrigo Nardoni, vice-presidente da Tecnologia na B3.

Teste da Microsoft

A B3 anunciou ainda que participou do Programa Microsoft 365 Copilot Early Access. Assim, a empresa esteve entre os primeiros clientes a testar o Copilot para Microsoft 365, que funciona como um assistente de IA no trabalho. A ferramenta já está sendo utilizada em diversas áreas da empresa, como jurídica. 

“Ao utilizar a IA como copiloto de trabalho, as empresas podem fornecer às suas equipes uma ferramenta que apoia a execução de tarefas, reduzindo o tempo gasto em algumas atividades operacionais e ao mesmo tempo as pessoas têm mais tempo para se dedicar à criatividade e ao pensamento estratégico”, disse em nota Rodrigo Paiva, vice-presidente de Operações da Microsoft Brasil.

“A B3 está incorporando esse conceito em todas as esferas da empresa e estamos trabalhando juntos para disseminar o uso da tecnologia”, complementa.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.