A mais recente proposta da Mondelez International pela Hershey ressalta os desafios impostos pelos altíssimos preços do cacau e pela resistência dos consumidores em gastar muito.
Na segunda-feira (9), a Bloomberg informou que a Mondelez fez uma abordagem preliminar sobre uma possível combinação. Um acordo poderia criar um grupo de alimentos com vendas combinadas de quase US$ 50 bilhões e representar um desafio maior para a concorrente Mars, a maior fabricante de confeitos do mundo. A questão depende em grande parte do Hershey’s Trust, que controla cerca de 80% das ações da empresa.
Seria também o maior negócio do ano, superando o acordo da Mars para comprar a Kellanova por quase US$ 36 bilhões, incluindo dívidas, em agosto.
A Mondelez, fabricante dos biscoitos Ritz e Oreo sediada em Chicago, já tentou comprar a Hershey antes. Mas em 2016, a fabricante de salgadinhos abandonou as negociações depois que a Hershey rejeitou sua oferta de US$ 23 bilhões. Representantes da Hershey e da Mondelez disseram que não comentariam rumores de mercado.
Agora, uma confluência de fatores poderia tornar o negócio mais atraente para ambas as empresas. Os preços do cacau atingiram níveis recordes este ano, pressionando os fabricantes de chocolate a aumentar os preços, mesmo com o arrefecimento da inflação geral dos alimentos. A Hershey também está sendo pressionada por compradores que estão cortando os gastos com “indulgências alimentares”. Desta vez, a Hershey pode não ser tão rápida em rejeitar uma oferta.
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“Está claro que, para confeitos e salgadinhos, você precisa de ambos para ser uma potência e competir de forma eficaz”, disse Arun Sundaram, analista da CFRA Research, observando que o interesse da Mondelez vem apenas alguns meses após o anúncio da união Mars-Kellanova. A Mars, conhecida por seu chocolate, receberá os salgadinhos da Kellanova, como os chips Pringles e as barras Nutri-Grain.
A Mondelez também tem uma ampla rede de distribuição, disse Sundaram. “Seus produtos estão em toda parte, lojas de conveniência, aeroportos”, disse ele. “Se eles adquirissem a Hershey, expandiriam imediatamente a distribuição.”
A associação da Mars com a Kellanova aumentou a pressão sobre a Mondelez, liderada pelo CEO Dirk Van de Put, para aumentar o volume a fim de competir melhor.
Preços do cacau
A Hershey foi particularmente atingida pelos preços recordes do cacau, com o contrato mais ativo dos futuros da commodity subindo cerca de 150% este ano. O chocolate é responsável por mais de 88% de receita da marca, segundo a Bloomberg Intelligence. Na mais recente teleconferência de resultados da empresa, o diretor financeiro Steve Voskuil disse que a Hershey está prevendo “um aumento bastante significativo” nos preços do cacau para o próximo ano.
“A amêndoa de cacau, é claro, é a maior parte” dos custos mais altos, disse Voskuil. “Mas há também a manteiga de cacau, o licor de cacau e alguns dos outros derivados físicos do cacau que estarão dentro dessa inflação”, acrescentou.
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A Mondelez é menos dependente do chocolate, que representa menos de um terço de sua receita. Sua disposição de se aprofundar no mercado de chocolate pode ser uma aposta de que os preços do cacau se estabilizarão, embora a maior escala e a diversificação de fornecedores sejam um benefício, mesmo que os mercados permaneçam voláteis. O Diretor Financeiro Luca Zaramella disse em uma teleconferência de resultados no final de outubro que a empresa espera que os preços se normalizem até 2026.
Os futuros do cacau em Nova York haviam esfriado na época, mas desde então subiram mais de 50%, à medida que aumentam as preocupações com o mau tempo e a redução da produção na África Ocidental, a maior região produtora. Isso pode significar mais sofrimento para as empresas de chocolate que estão reconstruindo os hedges de cacau e repondo os estoques.
Aumento do uso do Ozempic e similares
Além de as preferências gerais dos consumidores estarem mudando para alimentos mais saudáveis, o aumento dos medicamentos GLP-1, usados para combater o diabetes e ajudar na perda de peso, também pode pesar sobre a Hershey e a Mondelez – embora nenhuma das empresas esteja percebendo um impacto significativo ainda. Mais de 5 milhões de americanos recebem prescrição de GLP-1s, de acordo com dados da empresa de rastreamento de prescrição IQVIA, e espera-se que esse número aumente.
Van de Put disse várias vezes que acredita que a empresa está amplamente isolada da tendência, afirmando em fevereiro que os dados da empresa mostram “que os consumidores acreditam firmemente que os lanches desempenham um papel importante em estilos de vida ativos e ocupados”. Ele observou um aumento no número de consumidores que buscam lanches com porções controladas. Em uma entrevista posterior à Bloomberg TV, ele previu que o impacto do GLP-1 sobre a quantidade de alimentos que a Mondelez vende estaria entre 0,5% e 1%, ou seja, uma “margem de erro”.
A CEO da Hershey, Michele Buck, tem sido um pouco mais cautelosa. Em novembro, ela disse que os medicamentos estavam causando um “impacto leve” e “gradual”, mas acrescentou que os usuários “não estão comendo desproporcionalmente menos de nossas categorias”.
Marcas complementares
A combinação e a redução de custos poderiam ajudar as empresas, que possuem portfólios de marcas que se complementam bem. Além das barras Toblerone e Milka, a Mondelez também fabrica os biscoitos Ritz, Triscuit e Wheat Thins, e apenas cerca de 30% de sua receita líquida vem da América do Norte, de acordo com seu relatório de lucros mais recente.
A Hershey se diversificou um pouco com as aquisições da Skinny Pop e da Dot’s Pretzels, mas continua sendo principalmente uma empresa de chocolate norte-americana. Suas maiores marcas, no entanto – Kisses, Reese’s e KitKat – são particularmente fortes, disse Sundaram.Isso as torna menos vulneráveis às marcas de lojas, que estão crescendo em popularidade em alguns corredores dos supermercados.
O cenário político também pode desempenhar um papel no momento do interesse da Mondelez. Embora a Comissão Federal de Comércio tenha se mostrado resistente a grandes negócios nos últimos anos, a eleição de Donald Trump pode tornar a agência governamental mais receptiva.
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No entanto, essa ainda não é uma aposta certa, disse Jennifer Bartashus, analista da Bloomberg Intelligence. O acordo provavelmente será mais examinado e terá um “mergulho bastante profundo” pela FTC devido à sobreposição dos portfólios de produtos das empresas, disse Bartashus.A Hershey também ainda não sinalizou o quanto estaria aberta a uma aquisição, acrescentou ela.
Se o negócio for concretizado, ele dará à Mondelez 16% do mercado global de confeitos e 27% do mercado da América do Norte, de acordo com dados da Euromonitor citados pela Bloomberg Intelligence.Isso é maior do que a participação da Mars em ambos os casos, escreveu Bartashus e a analista Diana Rosero-Pena em uma análise recente.
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A Mondelez também tem uma ampla rede de distribuição, disse Sundaram.“Seus produtos estão em toda parte, lojas de conveniência, aeroportos”, disse ele.
“Se eles adquirissem a Hershey, expandiriam imediatamente a distribuição.”
A associação da Mars com a Kellanova aumentou a pressão sobre a Mondelez, liderada pelo CEO Dirk Van de Put, para aumentar o volume a fim de competir melhor. Preços do cacau
A Hershey foi particularmente atingida pelos preços recordes do cacau, com o contrato mais ativo subindo cerca de 150% este ano.O chocolate é responsável por mais de 88% de sua receita, de acordo com a Bloomberg Intelligence.
Na mais recente teleconferência de resultados da empresa, o diretor financeiro Steve Voskuil disse que a Hershey está prevendo “um aumento bastante significativo” nos preços do cacau para o próximo ano. “A amêndoa de cacau, é claro, é a maior parte” dos custos mais altos, disse Voskuil.“Mas há também a manteiga de cacau, o licor de cacau e alguns dos outros derivados físicos do cacau que estarão dentro dessa inflação”, acrescentou.
A Mondelez é menos dependente do chocolate, que representa menos de um terço de sua receita.Sua disposição de se aprofundar no mercado de chocolate pode ser uma aposta de que os preços do cacau se estabilizarão, embora a maior escala e a diversificação de fornecedores sejam um benefício, mesmo que os mercados permaneçam voláteis.
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