O dólar taiwanês está prestes a ultrapassar o yuan como a melhor meta de carry-trade da Ásia, por conta do seu menor risco de volatilidade da taxa de juros e da moeda.

Uma estratégia de tomar emprestada a moeda da ilha para investir em alternativas de maior rendimento gerou o segundo maior retorno no último mês entre as moedas asiáticas, atrás apenas do yuan, com base no índice Sharpe, que mede os retornos relativos ajustados ao risco.

A moeda de Taiwan pode, em breve, substituir seu par do continente como a ferramenta de carry trade preferida da região, dizem os analistas, citando os esforços de Pequim para sustentar o yuan, o que pode gerar oscilações violentas nos custos de empréstimos. Por outro lado, o banco central da ilha pode se dar ao luxo de ser mais relaxado, já que qualquer enfraquecimento da moeda local acaba beneficiando a economia voltada para a exportação e pode atrair fluxos de capital liderados pela inteligência artificial para as ações locais.

“O dólar taiwanês tem sido uma das melhores moedas de financiamento na Ásia, juntamente com o yuan offshore, mas com os recentes riscos de intervenção no yuan, aumentando as chances de um aperto de curto prazo, o dólar taiwanês se torna muito mais atraente”, disse Stephen Chiu, estrategista-chefe de câmbio e taxas da Ásia da Bloomberg Intelligence.

Em outras partes da Ásia, o iene está enfrentando um ciclo de aumentos nas taxas de juros, enquanto outras moedas com potencial de financiamento estão mais caras para serem vendidas a descoberto ou têm maior volatilidade, disse ele.

O apelo do yuan como fonte de financiamento para carry trades está se enfraquecendo à medida que o Banco Popular da China intensifica a defesa de sua moeda antes dos aumentos de tarifas previstos em uma segunda presidência de Donald Trump. As medidas do banco central, que vão desde a definição de um câmbio de referência artificialmente forte até a drenagem de liquidez e avisos verbais, transformaram o yuan offshore na terceira moeda mais volátil da Ásia no último mês.

Enquanto isso, o dólar taiwanês está começando a parecer ainda mais atraente como fonte de financiamento, depois de se enfraquecer além do que foi considerado um nível psicológico importante de 33 por dólar pela primeira vez em quase nove anos nesta semana.

O dólar taiwanês está pronto para cair ainda mais, juntamente com seus pares regionais, com o retorno de Trump à Casa Branca acentuando os riscos de uma dinâmica comercial mais desafiadora para um Federal Reserve menos dovish, de acordo com Joey Chew, chefe de pesquisa cambial da Ásia no HSBC Holdings Plc.

“No entanto, com os fundamentos sólidos, a economia de Taiwan está relativamente bem posicionada para enfrentar essa volatilidade de curto prazo”, com um risco menor de intervenção cambial agressiva por parte do banco central, disse Chew.