A Tesla perdeu cerca de um quarto de seu valor em menos de dois meses, totalizando cerca de US$ 400 bilhões. No entanto, para investidores que pensam em mergulhar nas ações da fabricante de veículos elétricos, Wall Street tem uma mensagem: comprador, cuidado.

A ação tem o pior desempenho entre seus pares de megacap neste ano, e a terceira mais fraca no Índice Nasdaq 100. No entanto, a queda provavelmente não foi longe o suficiente, de acordo com analistas que monitoram o negócio e dizem que as ações da montadora de Elon Musk continuam caras, dada a deterioração das vendas em mercados-chave.

Estrategistas que observam gráficos e analisam padrões de negociação para avaliar a trajetória de uma ação também estão cautelosos, mesmo depois que as ações da Tesla subiram nos últimos dias. O que tudo isso significa é que, para investidores que apostam que a ação vai subir novamente, como aconteceu nas semanas após a vitória eleitoral do presidente Donald Trump, as perspectivas são decididamente mistas.

“Não acho que essa ação tenha chegado ao fundo ainda, e provavelmente terá mais um movimento para baixo, o que pode acontecer nas próximas uma ou duas semanas”, disse Mark Newton, chefe de estratégia técnica da Fundstrat. Ele vê espaço para que ela caia de volta para onde estava após a eleição dos EUA, para cerca de US$ 314, ou cerca de 12% abaixo dos níveis atuais.

As ações da Tesla quase dobraram do início de novembro até meados de dezembro, com investidores apostando que a proximidade de Musk com o presidente como um megadoador e agora braço direito aliviaria os obstáculos regulatórios para a ambição da empresa de criar um carro totalmente autônomo.

No fundo, no entanto, a perspectiva para seu negócio de EV estava enfraquecendo. Em sua teleconferência de lucros de 29 de janeiro, a Tesla reduziu as expectativas de crescimento de vendas de veículos este ano. Então veio uma série de números desastrosos de vendas no início deste mês, incluindo da Alemanha , França , China e Califórnia , que ajudaram a aprofundar o mergulho das ações do fechamento recorde atingido em 17 de dezembro.

Hype aguardado

Também pode não haver um gatilho substancial para uma recuperação em breve, na forma de atualizações sobre seus esforços para produzir um veículo autônomo, diz o analista da Evercore ISI, Chris McNally.

“Não pode haver muito mais entusiasmo sobre veículos autônomos/de direção totalmente autônoma” até junho, quando a Tesla disse que iniciará seu serviço robotaxi , disse ele.

As ações da Tesla são negociadas atualmente a 119 vezes do lucro projetado. A média para as chamadas ações Magnificent Seven, o grupo das maiores empresas de tecnologia dos EUA que inclui a Tesla, é 30. Para o S&P 500 Index, é 22.

“Há muito crescimento futuro precificado na empresa”, disse Steve Sosnick, estrategista-chefe da Interactive Brokers. A avaliação implica um salto de aproximadamente 30% nos lucros da empresa no próximo ano, ele acrescentou. Analistas estimam, em média, que os lucros de 2025 subirão 19%, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

“A avaliação altíssima significa que qualquer decepção ou qualquer coisa que abale essa fé significará que há muito mais espaço para as ações caírem antes que compradores orientados ao valor possam intervir”, acrescentou Sosnick.

Essa perspectiva explica a tendência no mercado de opções, onde os traders ficaram menos otimistas. Nos últimos dias, a volatilidade também começou a aumentar, sinalizando que os traders estavam começando a pagar mais por contratos que protegem contra uma queda.

“Os fundamentos ainda importam para o mercado de ações, e esta ação ainda está sendo negociada acima da perspectiva fundamental”, disse Matt Maley, estrategista-chefe de mercado da Miller Tabak + Co. “Estamos esperando mais fraqueza na Tesla ao longo do tempo nos próximos meses, mesmo após esta recuperação de curto prazo.”