O Alibaba lançou um novo modelo de inteligência artificial que, segundo ele, consegue ler emoções, em uma aparente tentativa de superar o modelo mais recente da OpenAI.

Em duas demonstrações, os pesquisadores do Tongyi Lab do Alibaba mostraram seu novo R1-Omni de código aberto inferindo o estado emocional de uma pessoa em um vídeo, ao mesmo tempo em que oferecia descrições de suas roupas e ambiente.

Ele adiciona outra camada de entendimento à chamada visão computacional e é uma versão aprimorada de outro modelo de código aberto, HumanOmni , de autoria do mesmo pesquisador líder, Jiaxing Zhao.

O esforço do Alibaba para conquistar uma posição de liderança em IA foi acelerado pela estreia chamativa do DeepSeek em janeiro, e o líder do comércio eletrônico agora está lançando novos lançamentos de ferramentas e aplicativos de IA em várias áreas.

Ele comparou seu modelo Qwen com o DeepSeek , garantiu uma grande parceria com a Apple Inc. para IA em iPhones e agora parece estar enfrentando o OpenAI também. Ele está oferecendo o R1-Omni para os usuários baixarem gratuitamente no Hugging Face.

Tentativas de atingir inteligência emocional — que capacita computadores a reconhecer e responder a sentimentos humanos — já foram amplamente disseminadas. A tecnologia que identifica o estado de espírito e bem-estar de uma pessoa está sendo usada para ajudar chatbots de atendimento ao cliente a detectar frustração e carros da Tesla Inc. a identificar motoristas sonolentos .

A OpenAI lançou seu modelo GPT-4.5 no início deste ano, dizendo que era melhor em identificar e responder a dicas sutis de prompts escritos de usuários. Mas o modelo vem com um preço alto: ele está disponível inicialmente apenas para usuários que pagam US$ 200 por mês.

O Alibaba, preso em uma guerra de preços por clientes na China, está pedindo nenhuma taxa e deixando todos fazerem uso de seu novo modelo. As demonstrações mostram apenas que ele traz à tona descritores emocionais gerais como “feliz” ou “zangado”, no entanto, sua suposta capacidade de derivar isso de dicas visuais é significativa.

O CEO da empresa de tecnologia sediada em Hangzhou, Eddie Wu, disse a analistas em fevereiro que a inteligência artificial geral é agora o “objetivo principal” do Alibaba. A inteligência emocional é um passo fundamental no caminho para esse objetivo.