Segundo uma reportagem do Wall Street Journal, o setor está sendo pressionado. Marcas como Walmart e a Amazon estão entre as empresas que recentemente discutiram a emissão de suas próprias stablecoins nos EUA.
Além de grandes comerciantes, outras gigantes multinacionais, como operadoras aéreas e o Expedia, também consideraram a emissão de seus próprios tokens de criptomoedas para contornar emissoras de cartões de crédito como Visa e Mastercard.
As stablecoins geralmente são atreladas a uma moeda como o dólar americano, permitindo que os tokens sejam usados para pagamentos.
Embora a notícia tenha eliminado mais de US$ 60 bilhões em valor de mercado da Visa e da Mastercard, analistas disseram que agora é um bom momento para comprar as ações com desconto.
“Incentivamos os investidores a acumular ações da Visa e da Mastercard”, recomendou Andrew Jeffrey, da William Blair, em nota, reiterando as avaliações de desempenho superior para ambas as empresas.
Stablecoins
Jeffrey afirmou que as stablecoins ainda não são muito adequadas para o comércio entre empresas e consumidores, “mesmo que os comerciantes as vejam como um meio potencial de reduzir os custos de aceitação de cartões”.
Os consumidores ainda estão acostumados a usar cartões de crédito e débito, hábitos que não mudarão tão cedo, disse ele, acrescentando que a falta de padrões para stablecoins também pode limitar seu uso. Diksha Gera, da Bloomberg Intelligence, afirmou que a queda nas ações de sexta-feira (13) reflete o temor de que as stablecoins possam corroer a participação em volume e a margem, mas é uma preocupação prematura.
“Visa e Mastercard integraram proativamente os recursos de stablecoins, enquanto os persistentes obstáculos regulatórios e de confiança, juntamente com uma curva de adoção prolongada pelos consumidores, podem impedir a adoção generalizada”, escreveu Gera em nota.
Leia mais Rufus Hone, analista da BMO Capital Markets, concorda que a adoção generalizada de stablecoins em pagamentos ao consumidor é um resultado improvável, mas afirmou que, mesmo que os tokens sejam adotados, a Visa e a Mastercard estão prontas para se beneficiar. Elas “não estão paradas esperando serem impactadas — ambas as empresas já possuem recursos para processar e liquidar pagamentos ao consumidor stablecoin e acreditamos que estarão bem posicionadas para monetizar transações em um ambiente de stablecoins”, escreveu Hone em nota, mantendo as classificações de desempenho superior para ambas as empresas.
Stablecoins trazem as criptomoedas para o mainstream. Mas, afinal, o que pode dar errado?
Stablecoins já influenciam todo o sistema financeiro global, mas falta regulação
Newsletter - O Essencial