O CEO da Siemens, Roland Busch, está se esforçando para direcionar a gigante industrial alemã a expandir suas aplicações em inteligência artificial. Ele também está usando a tecnologia para compartilhar dicas de esportes.

Na quinta-feira (27), Busch publicou sua rotina pessoal de exercícios no LinkedIn, combinando seu plano de treinamento físico com um toque de inteligência artificial. Busch disse que inseriu sua rotina no modelo de IA Gemini 3 Pro e pediu que fosse transformada em uma história em quadrinhos.

O Gemini 3, aplicativo de IA do próprio Google lançado este mês, detalhou imagens do treino de quatro etapas de Busch com um avatar que se assemelha ao chefe da segunda maior empresa da Alemanha em valor de mercado.

“Vocês têm me perguntado sobre minha rotina de exercícios – então pensei em visualizá-la para vocês”, disse Busch na postagem.

O executivo de 61 anos é frequentador assíduo da academia da própria Siemens. Segundo o jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung em 2020, Busch costumava iniciar o dia com um treino às 6h da manhã, poucos meses antes de assumir o cargo de CEO.

Sob a liderança de Busch, a Siemens avançou ainda mais em tecnologia, buscando mais produtos de software para fortalecer linhas de produção em automação de fábricas e gestão predial. A empresa pode considerar aquisições de companhias que ofereçam hardware capaz de gerar dados, disse Busch em 13 de novembro, em entrevista à Bloomberg Television.

Busch segue a tendência de outros executivos que detalham suas rotinas de exercícios. O CEO da Meta Platforms Inc., Mark Zuckerberg, compartilhou publicamente em 2023 suas rotinas de jiu-jitsu e CrossFit. Jeff Bezos, por sua vez, se transformou visivelmente após se aposentar do cargo de CEO da Amazon.com Inc.

A postagem do CEO da Siemens gerou uma reação extremamente positiva. “Adoro que você motive as pessoas profissional e pessoalmente”, escreveu um dos comentaristas. Busch até recebeu elogios de outro CEO: “Ótima rotina”, comentou Leonhard Birnbaum, da EON SE.