Publicidade

Não existe investimento mágico – quanto maior a rentabilidade, maior o risco. Mas o cardápio é vasto. E a leitura dele nem sempre é fácil, especialmente no Brasil, que tem produtos de aplicação isentos e não-isentos de Imposto de Renda, alíquotas variadas, come-cotas e novas regras surgindo a todo momento.

LCIs e LCAs, por exemplo. As duas aplicações de renda fixa são primas dos CDBs, mas não pagam imposto de renda. O rendimento bruto é também o rendimento líquido. Vantagem automática, então? 

Não. Tudo depende de outros fatores, relativamente complexos. Para ajudar você a fazer a conta, o InvestNews está lançando uma nova ferramenta, sua Calculadora de Renda Fixa.

Via de regra, LCIs e LCAs vão ser oferecidas no app do banco ou da corretora com um rendimento aparentemente menor que o dos CDBs: 85% do CDI, 83%, 82%… Contra algo sempre próximo de 100% no caso de um CDB – às vezes um pouco menos, às vezes um pouco mais, às vezes muito mais…    

Mas o que paga mais? Um CDB que rende 100% do CDI e está sujeito à cobrança de IR ou uma LCA que paga 78% do CDI e é isenta do imposto?

Tudo depende do prazo. Você pode se surpreender, mas uma LCA que paga 78% do CDI vai render mais do que um CDB 100% do CDI se o vencimento do papel acontecer em menos de seis meses. Se for em um ano, uma LCA com esse mesmo rendimento perde para o primo que paga imposto. Isso acontece porque o imposto vai diminuindo com o tempo. Até 180 dias são 22,5% em cima do rendimento. Aí vai diminuindo até 15%, que é o piso, depois de dois anos.

Ou seja: ao investir numa LCI/LCA é fundamental saber quanto ela renderia caso ela pagasse imposto – calcular o gross up, no jargão financeiro – para poder comparar o rendimento com um produto sujeito ao IR. Calcular o gross up é relativamente complexo, já que sempre depende da data de vencimento.   

Alguns bancos e corretoras (como Nubank e XP) já fazem isso. No menu de renda fixa aparece mais ou menos assim: “LCI 85% do CDI com vencimento em 10/06/2026 – rendimento equivalente a 109% do CDI”. Isso facilita muito. Mas a informação não está disponível em todo lugar e às vezes você quer comparar opções de investimento em duas instituições diferentes, por exemplo. Por isso é que o InvestNews, que sempre busca descomplicar a vida do investidor, criou sua Calculadora de Renda Fixa

Na calculadora, você pode comparar produtos isentos e não-isentos e também prefixados (quando a rentabilidade do papel é conhecida já no momento do investimento), pós-fixados (com rendimento sujeito à variação do CDI) ou atrelados à inflação (que rendem uma taxa de juro mais a variação do IPCA).

Ao fim da comparação, o sistema envia um relatório completo para o seu endereço de email, mostrando as rentabilidades reais de cada ativom(em percentual e em valores), valores pagos de imposto, custos e outros dados.

Use sem moderação