Com a aquisição, a Amaggi fortalece a sua atuação na frente de produtos sustentáveis, dado que o etanol de milho é um biocombustível que compete com produtos fósseis como o diesel, que é derivado do petróleo.
O grupo do interior do Paraná tem atuação em quatro áreas principais: logística e transporte do agronegócio, geração de energia por meio de painéis solares e pequenas centrais hidroelétricas (PCHs), produção de commodities como soja, milho e algodão e comercialização dos mesmos.
“A parceria tem como foco fortalecer ainda mais a competitividade das duas organizações, unindo a expertise em frentes como produção de biocombustíveis, logística, exportação e originação de grãos”, disse a Amaggi em comunicado ao mercado.
“A Amaggi da mais um importante passo na direção da industrialização e da verticalização de suas operações, contribuindo para a crescente diversificação do seu portifólio de negócios.”
A FS foi a primeira companhia 100% dedicada a produzir etanol a partir de sabugos, em 2017. Ela é controlada pela americana Summit – o nome completo vem da língua inglesa: Fueling Sustainability (basicamente, “abastecendo a sustentabilidade”).
A empresa estreou com uma usina em Lucas do Rio Verde (Mato Grosso), tirando 280 milhões de litros. Em 2020, bateu a marca de 1 bilhão. Em 2025, foram 2,4 bilhões.
Isso fez da FS a terceira maior produtora de etanol do país (seja de cana, seja de milho), atrás apenas da Inpasa e da Raízen. O faturamento saltou 32% em 2024, para R$ 10,7 bilhões.