Siga nossas redes

Análise

Morning Call: ata do Fed e sanções contra a Rússia preocupam os mercados

Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.

O chair do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, durante entrevista coletiva em Washington, EUA, em 3 de março, 2020. REUTERS/Kevin Lamarque

Cenário Global e de Bolsa de Valores

As ações da China recuaram nesta quinta-feira depois do final de semana prolongada, pressionadas pela onda mais grave de Covid-19 desde o início da pandemia e por pesquisa que mostrou contração da atividade de serviços em março no ritmo mais forte em dois anos.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, caiu 0,29%, enquanto o índice de Xangai teve leve ganho de 0,02%.

Enquanto isso na Europa, o presidente francês, Emmanuel Macron, deve derrotar Marine Le Pen nas eleições presidenciais deste mês, mostrou uma pesquisa Ipsos Sopra Steria Cevipof para o jornal Le Monde desta quarta-feira. E esta mesma pesquisa, aponta que Macron também derrotaria Le Pen no segundo turno da votação, em 24 de abril, com 54% dos votos.

Já no mercado norte-americano, as autoridades do Fed divulgarão, às 15h desta quarta-feira, mais detalhes sobre a evolução do plano de três anos para cortar vários trilhões de dólares do estoque de ativos adquiridos pelo Federal Reserve para estabilizar os mercados financeiros durante a pandemia de coronavírus, seu próximo passo na trajetória para restringir o crédito e reduzir a inflação.

Na abertura, Londres operava em queda de -0,28%; Frankfurt, -1,38%; Paris, -1,31% e Madrid, -1,02%. Já os futuros americanos: Dow Jones (-0,51%), S&P 500 (-0,66%), Nasdaq (-1,03%); Petróleo: Brent a USD 108,95 (+1,26%); WTI a USD 103,05 (+1,49%); Ouro: -0,08%; USD 1.925,75 a onça-troy.

Cenário no Brasil e Ibovespa

No Brasil, a greve de servidores do Banco Central continuava sob monitoramento dos mercados, em dia de sessão no plenário do Senado que pode votar, a partir de 16h, a nomeação de Diogo Guillen e Renato Gomes para a diretoria da autoridade monetária.
Também continuam as discussões sob o comando da Petrobras, depois do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ter dito que as regras de compliance da estatal inviabilizam indicações de nomes do setor para cargos de direção.

O principal índice da bolsa brasileira caiu forte nesta terça-feira, acompanhando Wall Street com temores de um aperto monetário mais agressivo pelo Fed e diante de perspectivas de novas sanções à Rússia. O setor financeiro e Vale foram destaques de baixa. O Ibovespa caiu 1,97%, a 118.885,15 pontos e o volume financeiro do pregão foi de 28,3 bilhões de reais.
Do ponto de vista técnico de longo prazo, o distanciamento das médias (9 e 21 períodos) está indicando um movimento corretivo ou lateralizado, mas a força compradora das últimas semanas está indicando uma movimentação rumo ao topo histórico, mesmo com a queda acentuada do último pregão.

Fonte: TradingView

Indicadores econômicos e eventos
BRA

08:00 – IGP-DI (Mensal) (Mar)
14:30 – Fluxo Cambial Estrangeiro

EUA
11:30 – Estoques de Petróleo Bruto
15:00 – Atas da Reunião do FOMC

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.