Siga nossas redes

Análise

Morning Call: bolsas começam 2022 com tom positivo

Os principais fatos que podem impactar os mercados hoje e uma breve análise do índice Bovespa.

bull market
o dia começa em alta no mundo

Cenário global de bolsa de valores

No primeiro pregão de 2022, as bolsas asiáticas fecharam com performances mistas e com liquidez reduzida devido ao não funcionamento de bolsas como da China e Japão pelo feriado do ano novo. Dentre as bolsas que tiveram pregão hoje, Hang Seng teve -0,53%, Índia teve +1,57% e Coreia do Sul teve +0,37%. O evento mais marcante no primeiro pregão do ano foi a suspensão das negociações das ações da Evergrande sem maiores detalhes pelos reguladores

A Europa tem um dia majoritariamente de alta com Alemanha: +0,98%, França: +1,26%, Espanha +1,02% e o índice Euro Stoxx 50: +1,01% enquanto a bolsa do Reino Unido não tem funcionamento devido ao feriado do ano novo. Foi divulgado o PMI de dezembro da Alemanha que se manteve em 57,4 pontos enquanto o mercado projetava uma leve alta para os 57,9 pontos. O PMI da Zona do Euro também foi divulgado com leve queda de 58,4 pontos em novembro para 58 pontos em dezembro, em linha com expectativas de mercado.

Os mercados futuros dos EUA mantém um tom positivo com Nasdaq: +0,70%, S&P: +0,63% e Dow Jones: +0,54%. Os mercados mundiais em sua maioria seguem as bolsas norte americanas conforme novas evidências mostram que a variante Ômicron teria uma letalidade menor do que esperado, o que deve gerar algumas ações governamentais para contenção de contaminações porém com chances menores de grandes lockdowns enquanto fabricantes de vacinas conduzem testes para medir a eficácia de seus produtos sobre a nova variante.

Cenário no Brasil

Começamos o ano de 2022 com destaque para política, que já vinha impactando negativamente os mercados por aqui desde o segundo semestre de 2021 já que as eleições devem trazer volatilidade à bolsa, juros e câmbio. Um dos principais nomes da terceira via para a disputa, Sérgio Moro, pode adotar uma estratégia de abandonar a corrida presidenciável para concorrer a um cargo ao Senado caso não atinja 15% das intenções de votos até fevereiro tendo atualmente 9%.

A mudança estratégica ocorre após a decisão do ministro Bruno Dantas, do TCU, que ordenou que a consultoria americana Alvarez & Marsal, empresa que atuou como administrador judicial da Odebrecht, revelasse o valor pago à Moro por serviços prestados após a contratação em abril de 2021.

Ibovespa

Muito impactado pela menor liquidez das últimas semanas de pregão do ano passado, o índice manteve o patamar acima dos 100 mil pontos. Agora é importante que o índice se sustente acima do suporte para evitar que um efeito psicológico de manada inicie um sell off justamente no início de um ano com eleições.

Fonte: TradingView

Indicadores econômicos e eventos

Brasil
IPC-S
Boletim Focus
Balança comercial semanal e de dezembro
EUA
PMI industrial final de dezembro
Investimentos em construção em novembro
Japão e Reino Unido: Mercados ficam fechados após Ano Novo

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.