Siga nossas redes

Análise

Morning Call: destaque global do petróleo deve aumentar essa semana

Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.

Ilustração de bomba de petróleo 14/04/2020 REUTERS/Dado Ruvic

Cenário Global e de Bolsa de Valores

Os mercados asiáticos começam a semana em tom positivo em reação à Shanghai anunciando a retomada do transporte público a partir de 01/06 com algumas restrições a carros particulares. Isso fez a estimativa de demanda por petróleo em uma das maiores economias do mundo subir. NO encerramento do pregão da segunda feira os desempenhos foram Japão: +2,19%, Shanghai: +0,60%, Hang Seng: +2,06%, Índia: +1,89%, Taiwan: +2,12% e Coréia do Sul: +1,20%.

Na Europa o tom também é ganhos nessa segunda com a divulgação de dados econômicos como o índice de Confiança do Consumidor na Zona do Euro subindo de -22 pontos em abril para -21,1 pontos em março em linha com expectativas e o índice de Preços de Bens Importados na Alemanha subindo 1,8% em abril frente aos 5,7% registrados em março, fechando abaixo dos 2% de expectativa de mercado. As bolsas tem desempenho positivo em sua maioria com Alemanha: +0,77%, Reino Unido: +0,03%, França: +0,71%, Espanha: -0,15% e o índice Euro Stoxx: -0,85%.

As bolsas nos EUA permanecem fechadas nessa segunda feira devido ao feriado do Memorial Day, que deve reduzir a liquidez global. Os futuros dos EUA, com negociações hoje, se mantém positivos com Nasdaq: +1,25%, S&P: +0,75% e Dow Jones: +0,49%.

Dois eventos referentes ao petróleo que devem marcar a semana são os pedidos do G7 para que os países participantes da OPEP aumentem a produção de petróleo para que a oferta mundial consiga suprir a demanda atual a fins de evitar mais uma escalada no preço do barril. A próxima reunião da OPEP acontece na quinta feira, 02/06. O segundo evento é um acordo da União Europeia sobre um embargo à importações do petróleo russo que deve ser discutido entre países ainda essa semana já que enquanto algumas nações são favoráveis ao embargo, existem também nações que dependem das commodities energéticas russas.

Cenário no Brasil e Ibovespa

Hoje a discussão sobre o projeto de lei que limita o ICSM em 17% para combustíveis deve acontecer com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com secretários da Fazenda de estados.

A semana também é marcada por divulgações econômicas importantes como a taxa de desemprego na terça feira, 31/05, Balança Comercial na quarta, 01/06 e o PIB do 1º trimestre do país junto com o IPP de abril na quinta feira, 02/06. Nessa segunda feira já foi divulgado o IGP-M que registrou um avanço de 0,52% em maio frente à expectativas de 0,46% para maio porém mostrando desaceleração após a alta de 1,41% em abril. O acumulado em 12 meses passa de 14,65% em abril para 10,71% em maio.

O índice Bovespa encerrou a semana passada acima da média móvel de 200 períodos, considerado um bom sinal mas é importante lembrar que estamos vindo de 3 semanas consecutivas de altas totalizando 6,36% de ganhos no período e que pode fazer com que o índice tenha alguma resistência para continuar os ganhos já que a pontuação está em cima da média móvel semanal de 21 períodos.

fonte: TradingView

Indicadores

Brasil
IGP-M em maio registra alta de 0,52% e acumulado passa de 14,65% para 10,71%.
EUA
Feriado do Memorial Day mantém bolsas fechadas hoje
Alemanha
IPC de maio
China
PMI de maio

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.