Siga nossas redes

Análise

Morning Call: mercados otimistas após teto da dívida nos EUA e fala de Putin

Os principais fatos que podem impactar os mercados hoje e uma breve análise do índice Bovespa.

Cenário global e bolsa de valores

As bolsas asiáticas tiveram uma quinta feira de ganhos, com exceção da China por conta do último dia de feriado. O desempenho teve a ajuda da percepção que o teto da dívida dos EUA será resolvido com um acordo provisório proposto. O índice NIkkei fechou com alta de 0,54%, o índice de Hang Seng teve alta de 3,07%, o índice Kospi fechou com alta de 1,76% e o índice Shanghai não teve negociação.

Na Europa, foi divulgada a Produção Industrial da Alemanha em agosto mostrando uma queda de 4%. O resultado é mais negativo do que o 0,4% de queda esperada pelo mercado após a alta de 1,3% registrada em julho. Algumas autoridades do Banco Central Europeu farão pronunciamento hoje e as atas das reuniões de políticas monetárias da banco serão divulgadas. Por enquanto, as bolsas da Europa se mantém positivas com os respectivos índices: Alemanha com +1,25%, Reino Unido com +1,10%, França com +1,50%, Espanha com +2,06% e o Euro Stoxx com +1,53%. Um dos principais motivos pelo desempenho é a série de declarações de Vladimir Putin de que a Rússia é uma fornecedora de energia para a Europa em um momento onde a preocupação com o aumento sobre o gás natural.

E com uma agenda de eventos mais calma, o mercado deve acompanhar de perto a divulgação dos pedidos iniciais por seguro desemprego na semana passada dos EUA, dado importante antes da divulgação do payroll de setembro amanhã.

Cenário no Brasil

Na quarta feira foi divulgado o IGP-DI de setembro com uma retração do de 0,55% logo após a queda de 0,14% em agosto. Isso fez com que a curva de juros encerasse o dia em queda em quase todos os vencimentos. O mercado também estava em um momento de ânimos agitados com o crescente risco de calote dos EUA sem uma resolução sobre o teto da dívida, que apesar de não ter sido resolvida, mostra o caminho para negociações está aberto, minimizando temporariamente parte do risco.

Ibovespa

Fonte: TradingView

O índice continua sendo negociado abaixo das médias diárias de 200 e 21 períodos porém não houveram fechamentos abaixo de 109 mil pontos desde 20 de setembro. A região é um ponto de suporte já testando anteriormente em meados de fevereiro e março e pode servir para um respiro de mercado ou um ponto de reversão de tendência porém o investidor precisa de cautela e paciência até que novos sinais gráficos apareçam.

Indicadores econômicos e eventos

Brasil
Roberto Campos Neto participa de painel em evento do BIS sobre regulação de big techs  (8h20)
CPI da Covid: Tadeu Frederico de Andrade, beneficiário da Prevent Senior, e o médico Walter Correa de Souza Neto prestam depoimento (10h)
Diretor de Política Monetária, Bruno Serra Fernandes, participa de live organizada pelo BTG Pactual (11h)
EUA
Presidente do Fed de NY, John Williams, abre evento coorganizado pela distrital (9h40)
Pedidos de auxílio-desemprego da semana até 02/10 (9h30)
Presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, e economista-chefe do BCE, Philip Lane, participam de evento
Crédito ao Consumidor em agosto (16h)
China
Feriado nacional

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.