Siga nossas redes

Análise

Morning Call: Minério de ferro na mínima de 32 semanas

Receio de uma recessão tem levado as commodities a realizarem nas últimas semanas.

Mercado imobiliário da China volta a preocupar o mercado

O esquecido caso da Evergrande Group volta a rondar o mercado Chines nesta quinta-feira (14). Nos últimos dias tem aumentado o número de compradores ameaçando que não iriam pagar as hipotecas até que as obras de construção sejam retomadas. O setor de construção no país já vinha sofrendo abalos e tem quem considere que a bolha estaria próxima de estourar. Com isso no mercado financeiro local o setor de construção realizou, mas com toda a preocupação o setor financeiro também foi impactado com queda de -3,30%.

Na Europa a sessão começa com a preocupação sobre a saúde financeira da Italia, a bolsa do país realiza neste momento -2,50% e muito perto de perder a mínima da última semana, o que levaria ao nível de novembro de 2020. Em paralelo o receio de uma nova forte atuação por parte do Fed, poderia levar a economia mundial a recessão. O lado positivo de imediato é o alivio no preço das commidities que em um segundo momento tende a diminuir a pressão inflacionária. Nesse momento o FTSE em Londres opera em queda de -0,65%, DAX em Frankfurt -0,91% e o CAC em Paris -1,11%.

Após os dados de inflação nos Estados Unidos no pregão de ontem (13), o mercado aumentou a precificação de que o Fed poderia elevar os juros em 1 ponto percentual e em paralelo vem o receio de que a economia poderia entrar em recessão. Lembrando que essa preocupação de desaceleração econômica tem levado o petróleo a realizar assim como o minério de ferro, o que mais na frente poderia diminuir a pressão inflacionária. Se o Fed não errar na dosagem e souber transmitir tranquilidade para os mercados o viés otimista poderia retornar. O futuro do SP500 opera neste momento em queda de -1,27%.

PEC dos Benefícios é aprovada na Câmara

Hoje logo pela manhã teremos a secretária de Politica Econômica do ministério da Economia divulgando suas estimativas para o Produto Interno Bruto (PIB) e para inflação. Logo em seguida terá entrevista com a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes. Ontem a noite na Câmara dos deputados a PEC dos Benefícios foi aprovada e agora falta ela ser promulgada no Congresso. Lembrando que na agenda de hoje, temos o IBC-Br do mês de março que deve ser divulgado logo pela manhã. Destaque novamente para as commodities que podem impactar as ações da Vale e Petro, neste momento o petróleo do tipo Brent realiza -1,76% enquanto que o minério de ferro está em queda de -7,19%

Tivemos uma terça (12) marcada por volatilidade e o Ibovespa fechou praticamente estável aos 98.271 pontos. O ideal seria um fechamento acima da região dos 99.500, como isso não foi possível, vamos ver se o mercado teria força para recuperar essa faixa no pregão de hoje (13). Se o Ibovespa tiver força para uma reação, a faixa que ele vai encontrar novamente pressão vendedora seria dos 99.500 e 102.200. Lembrando que para o médio prazo tem a possibilidade de seguir em busca dos 90 mil pontos.

gráfico do Ibovespa hoje 14-07-22 o viés ainda é negativo para o curto prazo.
Fonte: tradingview

Bitcoin

Mesmo tendo encerrado alguns dias acima dos USD$20.000 a criptomoeda deveria ter mostrado mais força compradora. Qual seria o receio neste momento? A configuração atual dos preços com base no gráfico semanal, seria de uma bandeira. Essa formação é uma pausa dos preços para que em seguida continue o movimento anterior, que no caso seria de queda. Com base nos volumes financeiros de compra do Bitcoin no passado, a região que o mercado teria interesse novamente, estaria apenas em USD$14.000 e USD$10.000, fora o preço atual que já estamos por algumas semanas.

gráfico do Bitcoin hoje 14-07-22 o viés ainda é negativo para o curto prazo
Fonte: tradingview

CAMIL (CAMIL3)

Trouxemos um ativo diferente nesta quinta-feira (14), ele já vem de uma movimentação positiva e desta vez o que chama atenção é a região que pode segurar os preços. Aqui o investidor que já está posicionado no ativo deve reavaliar o quanto deve seguir alocado na ação. Para os agressivos a faixa de barreira para os preços indica que uma queda pode ocorrer no curto prazo e seria natural. Vencendo a barreira dos 11,30 com força abriria espaço para outra pernada de alta.

gráfico da Camil (CAML3) hoje 14-07-22 o viés ainda é de alta para o curto prazo, mas a resistência atual é muito forte.
Fonte: tradingview
09:00BRAIBC-Br de março
09:30EUAPedidos Iniciais por Seguro Desemprego
09:30EUAIPP
12:00EUADiscurso de Waller membro do Fed
23:00CHIPIB
23:00CHIProdução Industrial

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.