Siga nossas redes

Análise

Morning Call: aumento de protestos na China pesa em bolsas e commodities

O aumento dos conflitos em protestos pela população chinesa contra a política de covid zero aumenta a aversão ao risco nesta segunda feira e derruba bolsas e commodities no começo do dia

A escalada dos protestos contra as medidas restritivas de covid na China pesa nos mercados nesta segunda-feira (28) e preocupam os investidores sobre o desempenho de uma das maiores economias globais. 

Na Ásia, os protestos na China aumentaram durante o fim de semana após um acidente envolvendo um incêndio em um prédio residencial que, por conta dos bloqueios físicos pelas medidas impostas pelo governo, atrasou o acesso dos bombeiros ao local em uma cidade ao oeste do país. Puxados pela aversão ao risco, os índices chineses sofrem no começo do dia com a queda de 1,57% do índice de Hang Seng e recuo de 0,75% do índice de Shanghai enquanto os demais também são influenciados como o Taiex que registrava queda de 1,50%.

Na Europa, sem grandes eventos na agenda do dia, os mercados seguem o pessimismo asiático mas registram quedas mais leves como o recuo de 0,91% do índice DAX, queda de 0,4% do FTSE, baixa de 0,85% do CAC e perdas de 0,76% do Euro Stoxx conforme eram negociados no começo do dia.

Pré-mercados dos EUA e commodities em queda

Nos pré-mercados dos principais índices dos EUA, os contratos futuros do S&P 500 tinham queda de 0,69%, Nasdaq recuava 0,67% e Dow Jones era negociado em baixa de 0,52%.

As dúvidas quanto à demanda e desempenho econômico da China puxavam também as commodities como o barril do petróleo do tipo Brent que caía mais de 3% aos US$ 81,19 e o barril do tipo WTI em baixa de 3,09% aos US$ 92,74, enquanto os contratos futuros de minério de ferro em Cingapura registravam queda de mais de 3% na segunda-feira.

Apesar da queda na taxa da treasury de 10 anos de 3,692% para 3,679%, que poderia indicar um alívio positivo para os ativos de risco como as bolsas, o índice VIX, conhecido como o índice do medo, subia mais de 8,5% no começo desta manhã.

Relatório Focus tem atualização das projeções do IPCA

A atualização do relatório Focus divulgada hoje (28) pelo Banco Central mostra o mercado projetando uma inflação anualizada de 5,91% para o final de 2022 e de 5,02% no final de 2023. Além da novas projeções para o PIB, houve atualizações na paridade entre dólar e real esperada.

E devido ao jogo da seleção brasileira hoje, os mercados devem enfrentar um dia de menor liquidez. O jogo também influencia o andamento das discussões da PEC da Transição, uma vez que Arthur Lira está no Catar desde o dia 25 para assistir aos jogos e deve retornar amanhã (29) quando o projeto deve ser entregue à ele pela equipe do presidente eleito Lula. 

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.