Siga nossas redes

Análise

Morning Call: pior PIB da China desde 1992

Fraco desempenho da economia chinesa desanima mercado local nesta sexta-feira (15).

Minério de ferro em forte queda na semana

Essa sexta-feira (15) foi marcada por realizações na China, devido ao fraco desempenho do PIB (produto interno bruto). O resultado divulgado foi o mais fraco nos últimos trinta anos, desde que a série de dados começou. Na variação anual o valor apurado foi de 0,40% quando o mercado projetava 1,00%. Com isso o minério de ferro foi impactado de imediato e hoje segue em realização de -3,60% e caminha para encerrar a semana em baixa de -14,53%. Com isso o CSI300 encerrou em baixa de -1,70% e o SSEC -1,64%, na ponta oposta o Nikkei em Tóquio conseguiu uma leve alta de +0,54%.

Já na Europa o dia começa com boa recuperação se comparado ao desempenho da sessão anterior. Os setores que contribuem positivamente são os de varejo e empresas montadoras de veículos. Na Italia após um dos partidos de coalizão do primeiro ministro rejeitar apoio em um voto de confiança para o plano de combate a inflação, fez com que Mario Draghi oferecesse sua renúncia. Mesmo com algumas preocupações para a região as bolsas iniciam em alta, DAX em Frankfurt sobe +1,63%, CAC em Paris +0,64% e o FTSE em Londres +0,88%.

Nos Estados Unidos duas autoridades do Fed sinalizaram que as chances de um novo aumento nos juros de forma mais agressiva pode estar perdendo força e com isso trouxe alivio aos mercados. Lembrando que em contra partida eles indicaram que a atuação dos bancos centrais ao redor do mundo, em tentar controlar a inflação pode ter como consequência uma economia mais fraca. Até aqui o mercado já precificava essa visão e não teria muita novidade. O futuro do SP500 opera neste momento em leve alta de +0,38%.

Dia de vencimento de opções

O dia no Ibovespa vai ser marcado pelo vencimento de opções, o que costuma gerar um aumento no volume e possível volatilidade intradiária. Os dois principais ativos do índice, PETRO e VALE tem hoje suas commodities operando de forma oposta. Enquanto o petróleo do tipo Brent se valoriza +1,53% temos um novo dia de queda para o minério de ferro que desvaloriza -3,70%. O fechamento do DI futuro voltou a rondar acima dos 13,75 e seria interessante realizar hoje para evitar maiores altas nas próximas semanas.

Tivemos uma terça (12) marcada por volatilidade e o Ibovespa fechou praticamente estável aos 98.271 pontos. O ideal seria um fechamento acima da região dos 99.500, como isso não foi possível, vamos ver se o mercado teria força para recuperar essa faixa no pregão de hoje (13). Se o Ibovespa tiver força para uma reação, a faixa que ele vai encontrar novamente pressão vendedora seria dos 99.500 e 102.200. Lembrando que para o médio prazo tem a possibilidade de seguir em busca dos 90 mil pontos.

gráfico do Ibovespa hoje 15-07-22 o viés ainda é negativo para o curto prazo.
Fonte: tradingview

Bitcoin

Mesmo tendo encerrado alguns dias acima dos USD$20.000 a criptomoeda deveria ter mostrado mais força compradora. Qual seria o receio neste momento? A configuração atual dos preços com base no gráfico semanal, seria de uma bandeira. Essa formação é uma pausa dos preços para que em seguida continue o movimento anterior, que no caso seria de queda. Com base nos volumes financeiros de compra do Bitcoin no passado, a região que o mercado teria interesse novamente, estaria apenas em USD$14.000 e USD$10.000, fora o preço atual que já estamos por algumas semanas.

gráfico do Bitcoin hoje 15-07-22 o viés ainda é negativo para o curto prazo
Fonte: tradingview

Marfrig (MRFG3)

Sabemos que ativos que estão negociando abaixo da média de 200 dias tem um viés negativo. No gráfico abaixo esta média está sendo representada pela linha em azul. Mas para o curto prazo as últimas semanas chamam atenção pois o papel parou de renovar as mínimas, demonstrando que por enquanto a pressão vendedora diminuiu. Basta um leve aumento de interesse pela ação para que ela busque a faixa dos 13,40. O lado negativo seria encerrar a semana abaixo dos 11,80.

gráfico da Marfrig (MRFG3) hoje 15-07-22 o viés ainda é de queda para o curto prazo, mas o ativo tentar mudar o comportamento.
Fonte: tradingview
09:30EUANúcleo de Vendas no Varejo
09:30EUAÍndice Empire State de Atividade
09:45EUADiscurso de Bostic membro do FOMC
10:00EUADiscurso de Bullard membro do FOMC
10:15EUAProdução Industrial
11:00EUAConfiança do consumidor Michigan

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.