Siga nossas redes

Análise

Morning Call: retração nas vendas e aquecimento do mercado de trabalho dos EUA preocupa mercados

Após Fed anunciar que precisa de mais indícios de desaceleração, dados mistos preocupam o mercado. Dados do varejo caem mas mercado de trabalho continua aquecido.

Após uma quinta-feira (15) de perdas nas bolsas globais influenciada pelas altas de juros em países da zona do Euro, EUA, Inglaterra e Suíça, o tom mais duro do Fed em relação ao ciclo de alta de política monetária podendo levar economias à recessão e dados do mercado de trabalho norte-americano, os mercados começam a sexta-feira (16) dando sinais de continuidade das quedas.

Na Ásia, o único índice a encerrar o dia com ganhos foi o Hang Seng com alta de 0,42% enquanto os demais índices fecharam com quedas de 0,02% em Shanghai, 1,87% no Nikkei, 1,40% no Taiex e 0,04% do Kospi.

Na Europa os investidores lidam com o aumento de 0,5 ponto percentual nos juros suíços de 0,5% para 1%, mesmo aumento percentual nos juros da zona do euro de 2% para 2,5% e nos juros britânicos de 3% para 3,5%. A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, assegurou o compromisso com o controle da inflação mesmo com a possibilidade de recessão em países da região.

Com isso as bolsas europeias continuavam a registrar quedas no começo do dia com o recuo de 0,85% do DAX, 1,26% do FTSE, 1,28% do CAC, 1,18% do IBEX e 1,07% no índice Euro Stoxx.

Dados dos EUA mexem com mercados

Dados divulgados ontem (15) sobre os EUA mostram que a economia do país ainda tem dificuldades em se alinhar com os aspectos necessários para que o Fed pudesse considerar apropriado mencionar corte de juros e ainda preocupam os investidores sobre a possível recessão em 2023. Os dados das vendas no varejo em novembro caíram 0,6% frente a expectativa de queda de 0,1%, a produção industrial recuou 0,2% frente a expectativa de alta de 0,1% enquanto o índice de atividade industrial do Fed da Filadélfia registrou uma pontuação de -13,8 frente a projeções de -10 pontos.

Outro dado importante é o número de pedidos por seguro-desemprego na semana, com 211 mil pedidos, abaixo dos 230 mil esperados. Isso indica que o mercado de trabalho continua aquecido a ponto das demissões ficarem abaixo das projeções de mercado, pressionando a inflação de serviços que o presidente do Fed, Jerome Powell, disse estar monitorando pela persistência da alta.

Estes dados influenciaram na queda ontem (15) de 2,49% do S&P 500, 2,25% do Dow Jones e 3,23% do índice Nasdaq além de contaminarem o ânimo dos investidores pelo mundo. No começo desta sexta-feira (16) os contratos futuros dos índices norte-americanos continuam a recuar sendo negociados com baixa de 1,07% no Dow Jones, 1,10% do S&P 500 e 0,73% do Nasdaq.

Análise da PEC para terça-feira

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quinta-feira (15) que a votação da Proposta de Emenda à Constituição da transição ficará para a próxima terça-feira (20), em anúncio feito pouco depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) postergar julgamento sobre a validade das emendas de relator, o chamado orçamento secreto, também para a próxima semana.

Como o Broadcast vem informando, Lira colocou na mesa os Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Regional (que deve ser dividido em Cidades e Integração Nacional), mas o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que chega a Brasília ainda esta noite, não deu uma sinalização clara sobre quais serão os espaços do líder do Centrão e de seus aliados.

Diante do impasse, alas do PT já falam em retirar o apoio à reeleição de Lira à Presidência da Câmara. O assunto foi levado a Lula que, até agora, orienta os petistas a manter o diálogo com o deputado alagoano.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.