Siga nossas redes

Cafeína

As ações e setores que podem se beneficiar de uma ‘virada’ no Ibovespa

Bancos e casas de análise projetam alta no Ibovespa até o final de 2023. Logo, como o investidor deve se posicionar antes que o movimento venha se concretizar?

As altas de juros que colocaram a Selic para 13,75% fizeram muitos investidores migrarem para a renda fixa. Mas sinais de uma retomada do mercado de ações já começam a surgir, com o menor pessimismo de gestores com os rumos da economia local.

Essa melhora de percepção se deve, principalmente a dois fatores: a dados mais fracos da inflação brasileira e à melhora da percepção fiscal, após a apresentação do novo arcabouço. Esse cenário mais favorável a ativos de risco ajudou a impulsionar o Ibovespa para sua maior alta semanal do ano em meados de abril e a derrubar o dólar abaixo de R$ 5 depois de 10 meses.

Esse cenário que começa a se desenhar já tem feito parte do mercado revisar suas projeções para bolsa. Na XP, a previsão para o Ibovespa no fim deste ano subiu de 125 mil pontos para 128 mil. Mas, se tudo der certo, analistas da casa projetam que  o principal índice da B3 ainda pode terminar o ano a 149 mil pontos. A última vez que o Ibovespa ultrapassou os 130 mil pontos foi em 4 de junho de 2021.

Quem também revisou sua projeção para a bolsa foi a Genial. A corretora, que iniciou o ano pessimista, agora diz ter uma perspectiva neutra para o Ibovespa. Sua projeção para o índice é de 111.700 pontos no cenário base e de 117.200 no mais otimista. Um dos pontos que levaram a casa a revisar suas estimativas foi a perspectiva para a política monetária. Segundo a casa, não há mais espaço para o Banco central voltar a subir juro, diante do cenário de crédito mais apertado após o evento Americanas e a quebra do SVB nos Estados Unidos.

Neste Cafeína, Samy Dana e Dony De Nuccio apontam para as empresas que podem se beneficiar com a queda dos juros e de qual forma o investidor pode se posicionar para uma eventual “virada” na bolsa.

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.