Siga nossas redes

Cafeína

BB Seguridade, Porto Seguro, Sul America e IRB: qual ação é mais resiliente?

O Cafeína mostra as teses de investimento para as maiores seguradoras do país. Quem vence essa batalha?

Apesar de um Ibovespa em queda no acumulado do ano, as ações das seguradoras vêm na contramão de boa parte do mercado. Os papeis de Porto Seguro (PSSA3), BB Seguridade (BBSE3), Sul America (SULA11) e IRB Brasil (IRBR3) têm se destacado em momentos de cenário adverso, apesar de ainda amargarem quedas em 2021, justificado pela pandemia.

E com um cenário de juros em alta, este é um segmento que acaba por se beneficiar de uma Selic ascendente. Isso porque além da receita operacional que vem da venda de seguros, as seguradoras têm como outra fonte relevante de receita as aplicações feitas no mercado financeiro. E como grande parte dessas aplicações procedem da renda fixa, com os rendimentos atrelados à Selic, quando os juros registram novas altas acaba por aumentar a rentabilidade do setor. O que é também uma forma de as seguradoras ganharem mais dinheiro, da mesma forma que bancos e empresas exportadoras.

O setor é apontado como lucrativo e resiliente, já que é impensável viver sem um seguro – de carro ou de vida -, sem contar nos planos de saúde e produtos de previdência. O que sugere ser um mercado em potencial com consumidores demandando cada vez mais produtos.

Porém, a pandemia foi um teste de fogo, já que as seguradoras foram muito acionadas e tiveram de desembolsar altas cifras com uma maior demanda pelo pagamento de seguros de vida, dado o alto número de mortes por covid-19.  Porém, o atual momento está mais controlado com a redução de contaminações e óbitos no Brasil a galope do avanço na vacinação.

No Cafeína de hoje, Samy Dana e Dony De Nuccio analisam as ações de Porto Seguro (PSSA3), BB Seguridade (BBSE3), Sul America (SULA11) e IRB Brasil (IRBR3).

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.