Siga nossas redes

Cafeína

Entre as maiores altas do ano, será a hora da retomada da B3?

Neste Cafeína, Samy Dana e Dony De Nuccio avaliam os prós e contras das ações B3SA3.

Alguns investidores novatos se surpreendem pelo fato de a B3 – a bolsa brasileira- ser uma empresa listada na própria bolsa. Uma das principais companhias de infraestrutura do mercado financeiro no mundo, a B3 (B3SA3) é uma espécie de monopólio privado que cresce em ritmo impressionante e que ainda vem distribuindo dividendos crescentes ao longo dos últimos anos. Aliás, essa é uma das poucas ações que tanto oferece crescimento como dividendos aos seus acionistas, segundo Murilo Breder – o que acaba se diferenciando da grande maioria das ações listadas.

Para o investidor que gosta de empresas que distribuem dividendos, as ações B3SA3 vêm entregando uma crescente remuneração aos seus acionistas. Em 2021, foram distribuídos 5,5% em dividend yield. O que foi quase um ponto e meio percentual acima de 2020. Os analistas do NuInvest projetam um dividend yield na casa dos 9,5% para este ano. Uma estimativa considerada como conservadora por parte dos analistas.

Analisando o crescimento das ações da empresa, no ano passado, o preço dos papéis sofreram uma forte correção. E o estopim foi um processo de contingência legal do final da década de noventa que estourou no ano passado. O ponto chave é que esse processo está em
curso e pode levar ao pagamento de R$ 31 bilhões por multa indenizatória.

Mesmo assim, alguns analistas acham que essa “punição” do mercado foi exagerada, como aponta João Gabriel Abdouni, analista CNPI de ações da Inversa. Ele explica que além do processo sobre causar prejuízos no mercado futuro que aconteceu lá em 1.999, o mercado penaliza a companhia pelo temor da criação de uma nova bolsa, o que abriria uma concorrência.

Se isso de fato acontecer, as margens podem se deteriorar, uma vez que as taxas e custos cobrados nas operações pela B3 é bem acima da média global, afirma o analista.

“O que o mercado vem tentando fazer é precificar o risco de uma nova bolsa. Só que neste ano, as ações da B3 têm tido um bom desempenho. E pela alta de 2022, aparentemente os investidores estão vendo esse risco com uma menor probabilidade”.

Já o analista Bruno Komura, da Ouro Preto Investimentos, pontua que os
investidores devem ter cuidado em relação ao papel, dados os avanços no universo de blockchain e no mercado de criptoativos . Na na sua visão, “a B3 está acomodada sem buscar novas maneiras de inovar”. Por mais que a empresa tenha poder de fogo em outras frentes, este é um cenário que preocupa, segundo o analista.

Neste Cafeína, Samy Dana e Dony De Nuccio avaliam os prós e contras de investir nas ações B3SA3.

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.