Siga nossas redes

Cafeína

Preço médio de ações: como calcular?

No Cafeína de hoje, Samy Dana mostra na prática como fazer uma planilha no excel para calcular o preço médio de ações.

Com ruídos políticos, aumento do risco fiscal, inflação, juros em alta somados ao cenário externo, a bolsa de valores (B3) oscila como uma montanha russa. Sendo assim, muitos ativos viram seus preços despencarem sem um motivo específico. E os investidores que têm menos estômago para aguentar as altas e baixas acabam literalmente “pedindo para sair”. Já os investidores com um certo “sangue frio” aproveitam as baixas para irem às compras.

Quando não há um motivo razoável que justifique a queda no preço de uma ação, significa que os fundamentos daquela companhia não mudaram. Sendo assim, pode-se interpretar como um resultado de curto prazo, talvez justificado por um cenário macroeconômico, mas passageiro, que no longo prazo terá o seu ajuste natural. Sendo assim, não é preciso sair desfazendo as posições na bolsa.

Calculando o preço médio de ações

Uma coisa é o preço de mercado de uma determinada ação. Outra coisa é quanto se pagou por ela. Tendo isso em mente, saber calcular o preço médio de uma ação é fundamental para saber se o investidor está no lucro ou no prejuízo.

Um exemplo prático: suponha que um investidor tenha comprado 100 ações da WEG (WEGE3). E pagou por todas elas um valor de dois mil reais. Isso significa que o valor pago por ação foi de vinte reais. Para chegar neste cálculo, basta dividir a quantidade de ações pelo valor total pra ter esse resultado. Sendo assim, o médio por ação será vinte reais.

Em um outro cenário, suponha-se que essas mesmas ações apresentaram queda em seu valor. Dessa vez os papeis estão sendo negociados a quinze reais cada. Nessa hipótese, o investidor compra mais 100 ações, por um mil e quinhentos reais.

Sendo assim, o preço médio pago por todas as ações WEGE3 será de dezessete reais e cinquenta centavos. Para esse resultado, é necessário somar as primeiras 100 ações que foram adquiridas por 20 reais cada mais as 100 ações compradas a 15 reais cada. Feito isso, basta dividir por 200, que é o número total de ações.

No Cafeína de hoje, Samy Dana mostra na prática como fazer uma planilha no excel para calcular o preço médio das ações. Assista ao vídeo.

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.