Siga nossas redes

Cafeína

Restituição do Imposto de Renda: onde investir?

Veja neste Cafeína opções para usar o valor restituído – da criação de reserva de emergência até aplicar em alternativas mais arrojadas.

Com número de declarantes recorde em 2022 – a Receita Federal recebeu 36,3 milhões de declarações até o fim do prazo. O fisco deverá pagar a restituição a 61% dos contribuintes (22,1 milhões de pessoas) até o fim do calendário da restituição.

O primeiro lote foi pago em 31 de maio, e o segundo foi em 30 de junho. Há ainda o terceiro lote, previsto para 29 de julho, o quarto para 31 de agosto e o quinto para 30 de setembro. Essa divisão é feita de acordo com a ordem de entrega da declaração, mas têm prioridade contribuintes idosos acima de 60 anos e contribuintes com alguma deficiência.

O que fazer com o dinheiro da restituição pode ser motivo de questionamento de alguns – em especial aqueles que não têm dívidas. Mas caso seja este o caso, educadores financeiros são unânimes na recomendação: use o valor para quitar ou abater as dívidas seguindo a ordem do maior juro cobrado.

Já para aqueles que não têm dívida contraída, aplicar o valor pode ser uma alternativa. Sendo assim, veja neste Cafeína como usar de forma inteligente o capital ressarcido – da criação de reserva de emergência até aplicar em alternativas mais arrojadas.

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.