Siga nossas redes

Cafeína

Small caps e dividendos: é possível mesclar a ‘dobradinha’ em uma mesma ação?

Geralmente, as small caps são reconhecidas pelo potencial de crescimento – e não pela distribuição de dividendos.

Small caps são conhecidas por serem ações de menor capitalização cujas empresas estão ainda em fase de crescimento, e portanto, investem seu lucro na companhia. O que sugere que as ações small caps são reconhecidas pelo ser potencial de crescimento – retorno ao acionista, e não pela distribuição de dividendos.

Porém, crescimento e dividendos não necessariamente precisam andar isolados. Existem small caps que pagam bons proventos em função de acontecimentos específicos, como a venda de um ativo; ou por já estarem consolidadas em seus ramos de atuação, apesar de serem menores em valor de mercado.

Não diferente das blue chips – acões de maior peso e valor de mercado na bolsa de valores – os setores que costumam distribuir dividendos nas small caps são similares. Companhias de energia elétrica, telecomunicações, saneamento, bancos e seguradoras, são um exemplo.

Neste Cafeína, Samy Dana e Dony De Nuccio mostram ao menos 11 ações small caps que mesclam crescimento mais dividendos, além de terem um bom fluxo de caixa.

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.