Siga nossas redes

Cafeína

Transferência de custódia: como fazer essa transição nos investimentos?

Samy e Dony mostram como fazer a portabilidade dos investimentos

A portabilidade de investimentos é quando se transfere o dinheiro da instituição ‘A’ para a instituição ‘B’. Este processo também é conhecido como transferência de custódia. Tanto podem ser transferidos ativos de renda fixa como de variável. Então: ações, fundos imobiliários, fundos  de investimento, CDBs, LCI, LCA, ou títulos do Tesouro Direto podem ser transferidos.

A primeira coisa a fazer é abrir uma conta na corretora onde há o desejo de transferir a carteira de investimentos.  Depois disso, é preciso entrar em contato com a instituição de origem para saber como é o processo de transferência de custódia. Por mais que o pedido costuma ser parecido em todas as instituições, algumas delas têm as suas particularidades.

Depois de feito este passo, será necessário preencher um formulário que será fornecido pela corretora de origem, com os números das contas (antiga e a nova), razão social, número do agente de custódia e o cnpj das corretoras. Este formulário é o de Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários. Nele deverão constar quais os ativos a serem transferidos. Será necessário descrever o tipo de ativo e valor investido para cada investimento que tiver migrando de corretora.

Só não será possível migrar quando, por exemplo, não existir um ativo específico da carteira de investimentos na plataforma da nova corretora. Pode acontecer de a corretora de origem negociar um fundo específico (geralmente conhecido como fundo espelho) que outras instituições não tenham, por exemplo.

Após preenchido o formulário, precisa se certificar sobre a forma de envio – que tanto pode ser online ou via Correios. Também precisa checar a necessidade de reconhecer firma. Feito tudo isso, o documento precisa ser assinado e enviado para a corretora. Pode acontecer de a corretora de origem ter uma certificação digital. Se tiver, é possível fazer todo o processo digitalmente. Neste caso, tanto a assinatura como o envio dos documentos poderá ser digital. Mas isso vai depender da corretora de origem.

Após essa etapa, demora no mínimo 2 dias úteis para a custódia do investimento migrar para a nova instituição. Esse tempo varia de corretora para corretora, podendo demorar bem mais do que isso. Depois de feita a transferência, o dinheiro vai para a nova conta automaticamente, deixando assim inativa a conta antiga.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.