Siga nossas redes

Claudia Kodja

As diferenças entre gêneros na aposentadoria

Entenda se homens ou mulheres estão mais preparados para a aposentadoria.

Independente das conquistas alcançadas pelas mulheres nos últimos anos, nas questões relacionadas à independência financeira e ao planejamento da aposentadoria, elas enfrentam desafios únicos e que devem ser urgentemente considerados.

Conforme estudos realizados pelo Instituto Nacional de Segurança na Aposentadoria dos Estados Unidos, a probabilidade de mulheres com mais de 65 anos empobrecerem é 80%, superior à dos homens com a mesma faixa etária. Além disso, mulheres acima dos 75 anos possuem três vezes mais chances de ingressarem na linha de pobreza.

Outra pesquisa relevante custeada pela Prudencial revelou que as mulheres e homens esperam se aposentar aos 67 anos, mas que mulheres economizam 43% menos, sendo que 50% delas não tinham investimentos ou reservas destinadas para aposentadoria.  

Confira alguns aspectos que tornam os planos de aposentadoria um desafio maior e uma necessidade imprescindível para as mulheres em geral.

1 – Mulheres vivem mais do que os homens

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), as mulheres geralmente vivem mais que os homens – em média de 6 a 8 anos. Essa diferença se deve em parte a uma vantagem biológica da mulher, mas também a diferenças comportamentais.

A maior longevidade das mulheres torna o desafio de construir um pé-de-meia para aposentadoria mais complexo. 

Os planos de aposentadoria das mulheres exigem um prazo de investimento e a diversificação adequada, que contribua para uma perspectiva mais longa de vida, incluindo o usufruto de uns anos a mais e a renda necessária para este período.

2 – Mulheres tendem a ser mais conservadoras 

A maioria das investidoras deseja preservar o capital e protegê-lo da desvalorização monetária provocada pela inflação, não tolerando variações negativas do investimento inicial e da rentabilidade acumulada ao longo de todo o período de investimento. 

Perfis conservadores exigem mais do que um portfólio diversificado que possa resistir aos altos e baixos do mercado, implica no desenvolvimento de estratégias seguras de investimento, que coloquem o bem-estar financeiro em primeiro lugar.

Planos de aposentadoria, com perfil conservador, exigem atenção especial aos custos, além de uma composição que garanta reposição das perdas causadas pela inflação e algum ganho real, sob uma volatilidade excepcionalmente baixa.

3 – Mulheres ainda ganham menos do que os homens

Conforme pesquisa realizada em 83 países, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), as mulheres ganham entre 15% e 30% a menos que os homens, consideradas as mesmas atribuições laborais.

Essa diferença pode se mostrar mais expressiva conforme a classe social ou etnia, mas alcança, invariavelmente, todas as mulheres e em todas as áreas de atuação.

A discriminação de renda faz com que o esforço de acumulação financeira feito pelas mulheres deva ser mais valorizado e planejado, com aportes inferiores e constantes, que não comprometam a subsistência e garantam a renda necessária para aposentadoria.

4 – Perfil assistencialistas

As mulheres tendem a ser cuidadoras, costumam dedicar mais tempo e recursos à assistência dos filhos, pais, parentes e até amigos.

Conforme pesquisa custeada pela MetLife Foundation, as mulheres são as principais cuidadoras em 61% das famílias analisadas, dedicando, em média, 12 anos de vida ao desenvolvimento e assistência de relacionamentos próximos.   

Este perfil assistencial costuma prejudicar os períodos de vida mais produtivos das mulheres, reduzindo o tempo dedicado ao trabalho e a capacidade de acumulação financeira.

5 – Mulheres não costumam falar sobre finanças e investimentos

Muitas pessoas não gostam ou não se sentem à vontade para se expor quando o assunto está relacionado ao dinheiro, finanças ou investimentos. No caso das mulheres, essa limitação aparece de maneira pronunciada. 

Conforme pesquisa realizada pela Fidelity Investments, 80% das mulheres já se recusaram a falar sobre finanças com pessoas próximas, 65% das mulheres não gostam de falar sobre investimentos com seus parceiros, apenas 47% das mulheres se sentiriam à vontade conversando sobre dinheiro e investindo com um profissional financeiro, mais de 50% das mulheres com acesso a instituições financeiras nunca consultaram seu assessor de investimentos.

Informações levantadas pela Transamerica Center for Retirement, indicam que apenas 40% das mulheres citam a poupança para aposentadoria como uma prioridade financeira, em comparação com 51% dos homens.

Um plano de aposentadoria bem-sucedido requer não só conhecimento, como a troca de informação e o apoio dos mais próximos, visto que a independência financeira na aposentadoria poderá favorecer o bem-estar de todos os familiares.

Os ingredientes para aposentadoria sustentável

A simples compra de um fundo de previdência no sistema bancário não irá garantir a sua aposentadoria, mas sim a escolha da estratégia ou diversificação correta para cada etapa da sua vida, levando especialmente em consideração o tempo que tem para investir e a renda que deseja usufruir.

7 Ingredientes que devem ser considerados em seu plano de aposentadoria

Diagrama

Descrição gerada automaticamente com confiança média
*Claudia Kodja, mentora da Liga dos Empreendedores da FGV, membro da Copenhagen Institute for Futures Studies e gestora executiva da Kodja Escola de Negócios.

As informações desta coluna são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. 

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.