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Claudia Kodja

Como começar a empreender em meio a um mar de novas oportunidades?

Confira 3 dicas antes de começar um negócio.

Claudia Kodja

Novas tecnologias e demandas, mudanças sociais e de mercado estão transformando o mercado e abrindo oportunidades para criação de novos negócios.

Para se valer dessas oportunidades é importante estar atualizado sobre as tendências na área de empreendedorismo e validação de negócios.

Para ajudar aqueles que desejam se tornar empreendedores, mas não sabem como começar, ou aqueles que possuem um projeto, mas têm dúvida sobre a sua viabilidade, separei algumas dicas. 

Veja a seguir. 

1 – Tenha apenas uma boa ideia para um novo negócio

Um empreendimento de sucesso nem sempre nasce de algo inédito, mas apenas de uma ideia boa, combinada a uma excelente execução.

Estamos acostumados a ver um negócio bem-sucedido e dizer, “mas que ideia genial, porque eu não pensei nisso antes”. 

Acreditamos que o sucesso de um empreendimento depende de uma ideia única e excepcional, quando a maioria dos empreendimentos nasceu de ideias existentes e ainda se tornaram líderes do mercado, isso graças a um desenvolvimento brilhante.

Ao vermos o Google como o maior mecanismo de pesquisa digital do mundo, não imaginamos que até seu surgimento, em 1998, vários outros mecanismos de busca passaram pelo mercado e não lograram o mesmo êxito ou fracassaram. Alguns exemplos são Webcrawler, Lycos, AltaVista, Excite, Yahoo, Dogpile, Ask Jeeves, 

A maioria das ideias iniciais de negócios se transformam com o tempo e a experiência. A Amazon foi idealizada para a venda de livros online, evoluiu para a venda de CDs e DVDs, até se transformar em um marketplace.

Portanto, analise o mercado e o seu perfil, escolha uma boa ideia de partida e esteja aberto a transformá-la em algo novo a cada experiência e demanda do mercado.

2 – Saiba quais são as expectativa de novos negócios para 2022 

3 – Valide o negócio

Em tempos de tantas mudanças, empreendedores ainda se arriscam no mercado, sem conhecer quem está interessado ou precisa da sua oferta.

Conforme pesquisa realizada pela FinanceOnline, 42% dos novos empreendimentos pesquisados encerraram suas atividades porque não eram necessários e por falta de demanda.

Universidades, escolas, cursos e palestras podem descrever o que é e como iniciar um empreendimento, mas não irão determinar quem são seus clientes e pelo que eles estão dispostos a pagar, ou como você irá convencê-los a pagar mais pela sua oferta.

Os novos negócios da atualidade não estão sendo desenvolvidos pelos mais graduados, mas entre aqueles dispostos a se dirigir aos estranhos e descobrir o que poderia fazê-los felizes.

Resgatando o exemplo anterior, o grande diferencial do Google está em manter os novos produtos em fase de teste durante anos, até alcançar a sua forma mais competitiva e lançá-los como prontos no mercado.

O Gmail permaneceu na versão teste durante cinco anos e o Google Domains perdeu a tag beta após sete anos e milhões de registros testados.

Muitos começam desenvolvendo uma solução, determinando o ponto de venda, escolhendo os sócios, contratando colaboradores… antes mesmo de saber o que estão construindo ou como irão se desenvolver. E, provavelmente, essa é a melhor forma de se começar uma empresa falida.

*Claudia Kodja, mentora da Liga dos Empreendedores da FGV, membro da Copenhagen Institute for Futures Studies e gestora executiva da Kodja Escola de Negócios.

As informações desta coluna são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. 

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