Colunistas

É arriscado comprar criptomoedas pensando no longo prazo?

Especialista explica qual o impacto estimado de comprar ativos deste tipo.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 min

Pergunta: Comprar criptomoedas pensando no longo prazo é arriscado?

Resposta de Christine Gut*:

As criptomoedas surgiram a pouco mais de uma década, portanto, além do histórico ser muito pequeno, não sabemos qual será o impacto destas no mundo, no longo prazo. Diferentemente do mercado de ações que existe há séculos e temos os mais variados estudos que mostram quais os tipos de ações existentes e a correlação entre estes e outros tipos de ativos.

Como o futuro é incerto e as criptomoedas são altamente voláteis com muito risco envolvido, se quiser investir nesta classe de ativos, vale ponderar até que ponto consegue lidar com esta volatilidade (lembrando que já houve quedas da ordem de 90%!), elas não são consideradas reserva de valor e não possuem proteção contra a inflação. Se achar interessante e se sentir confortável, uma opção talvez seja com um percentual muito pequeno de criptoativos em relação ao seu portfólio de investimentos.

O ideal é ter uma carteira diversificada com exposição as diferentes classes de ativos e estratégias existentes no mercado no qual a gestão dos recursos é feita de maneira profissional e ativa, por um gestor que esteja alinhado aos seus interesses de fato e não com o fornecedor do produto. 

Ter um planejador financeiro fiduciário ao seu lado, pode ser de grande valia, pois poderá te ajudar a montar estas estratégias levando em consideração os seus objetivos de vida, perfil de investidor, aportes recorrentes e principalmente evitar que tome decisões das quais pode se arrepender mais para frente.

*CFP® é Planejadora Financeira na Fiduc.

As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para pautas@investnews.com.br

Veja também


Mais Vistos