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‘Paradoxo de Grossman-Stiglitz’: é impossível ter um mercado 100% eficiente

Se você acredita ou não na eficiência do mercado, um fator sempre será relevante: as informações.

O paradoxo de Grossman-Stiglitz foi introduzido por Sanford J. Grossman e Joseph Stiglitz em uma publicação para o American Economic Review em 1980. Esse artigo basicamente argumenta ser impossível que um mercado seja totalmente eficiente.

Para compreender melhor o paradoxo, vamos rever alguns conceitos. Primeiro, o que é um mercado eficiente?

Um mercado eficiente assume que todas as informações disponíveis já estão refletidas nos preços das ações. Dessa forma, não existem papéis sub-precificados e nem sobreavaliados, de forma que um investidor ativo não conseguirá resultados superiores ao mercado no longo prazo. 

Precisamos compreender também que existe um custo para a obtenção de informações. Esse custo pode ser o tempo, mão de obra, dinheiro ou qualquer outro recurso necessário para captação de novos dados.

Por fim, precisamos saber diferenciar investidores passivos e ativos. A diferença é que o investidor passivo busca apenas replicar os resultados do mercado, enquanto o investidor ativo busca superá-los.

Com esses conceitos esclarecidos, conseguimos retornar ao paradoxo com as seguintes questões: se o mercado é 100% eficiente, por que investidores utilizariam recursos, como tempo e dinheiro, para obter mais informações, se todas as informações já estão contidas no preço das ações? Se ninguém utilizar recursos para obter novos dados sobre ações, como os preços irão refletir todas as informações disponíveis? 

Agora, é importante compreender como é o trabalho de um analista. Basicamente, um analista busca estimar o valor justo de uma ação através de um modelo de valuation. Pode ser utilizado um modelo de fluxo de caixa descontado, múltiplos ou qualquer outro. 

Assim, caso alguma nova informação sobre a empresa analisada apareça, como a criação de uma nova linha de produtos ou uma crise na cadeia produtiva do setor, o analista irá atualizar esse modelo para descobrir o novo valor justo da companhia. 

Como os preços do mercado são definidos apenas pela oferta e demanda dos papéis, o investidor melhor informado obterá uma vantagem e conseguirá adquirir as ações antes que suas cotações reflitam essas informações.

Com isso, os autores do artigo argumentam que, mesmo que exista certo equilíbrio no mercado, um retorno adicional será obtido por investidores ativos através da coleta e análise de novas informações. Dessa forma, o mercado obrigatoriamente será ineficiente, pois é possível gerar retornos anormais. 

Por outro lado, existe quem discorda da proposta e ainda defende os mercados eficientes. Basicamente eles argumentam que enquanto existirem diversas pessoas que acreditam que o mercado seja ineficiente e continuem buscando informações adicionais, eventualmente essas informações estarão refletidas nos preços das ações, o que tornará o mercado eficiente. 

Dessa forma, apenas quem possuir as melhores informações ou consegui-las antes dos outros irá obter um retorno acima do mercado.

Existem também os que ficam em cima do muro. Para eles, se todos os investidores ativos desistissem de obter informações e se tornassem investidores passivos, existiriam diversas assimetrias nos preços das ações, tornando o mercado ineficiente. Isso criaria um estímulo para surgirem investidores ativos para explorar essas assimetrias entre preço e valor para obter retornos maiores.

O mesmo vale para o contrário: se não existissem investidores passivos, a volatilidade do mercado aumentaria e existiriam mais pessoas buscando e trazendo informações para os preços das ações, o que consequentemente faria o mercado se tornar mais eficiente. Isso criaria um incentivo para que as pessoas parassem de investir ativamente e se tornassem investidores passivos.

O que podemos concluir com esse paradoxo é que se você acredita ou não na eficiência do mercado, um fator sempre será relevante: as informações.

O investidor mais informado, seja por conseguir dados de melhor qualidade ou mais rapidamente, possui vantagem sobre os outros. Dessa forma, quanto melhor informado, maior a chance de conseguir gerar retornos acima da média.

*A Suno é uma casa de análise especializada em conteúdo sobre investimentos e educação financeira para o pequeno investidor pessoa física.

As informações desta coluna são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. 

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