Siga nossas redes

Invista Melhor

Por que o investidor deve conhecer as notas explicativas das empresas?

Recurso tende a ajudar a compreender os eventos que afetaram os resultados e números publicados pelas empresas.

Tiago Reis

Sempre que formos analisar uma empresa, é importante que tenhamos o máximo de informações possíveis a respeito dela. Assim, conseguimos ter mais certeza sobre a qualidade da companhia e evitamos surpresas no futuro.

Normalmente, para buscar tais informações lemos releases, demonstrações financeiras, formulários de referência ou conversamos com pessoas que fazem parte ou acompanham a empresa analisada. Entretanto, existe um lugar rico em informações que muitas vezes é subestimado: as notas explicativas.

A legislação dispõe que as demonstrações financeiras sejam acompanhadas pelas notas explicativas para o amplo esclarecimento da situação patrimonial, dos resultados e dos fluxos de caixa da firma. Dessa forma, existe maior efetividade do mandamento legal de que as demonstrações devem retratar as condições das empresas de maneira fiel a realidade.

Por isso, neste documento, o profissional do departamento financeiro das companhias deve detalhar a composição dos saldos de contas, os métodos de depreciação e diversos outros critérios usados na gestão contábil. Assim, ao ler as notas explicativas, conseguimos nos informar sobre praticamente qualquer conta disposta nos demonstrativos da empresa.

Para deixar ainda mais claro qual tipo de informação conseguimos obter através das notas explicativas, vamos consultar as exigências da lei. De acordo com ela, os seguintes elementos devem constar nas notas:

  • O número, espécies e classes das ações do capital social;
  • Critérios de avaliação dos elementos patrimoniais relacionados a estoques, depreciação, amortização, exaustão e provisões;
  • A taxa de juros, datas de vencimentos e garantias das obrigações;
  • Investimentos em outras sociedades;
  • Variações de valores de elementos do ativo gerado por novas avaliações;
  • Os encargos reais constituídos sobre elementos do ativo, as garantias prestadas a terceiros e outras responsabilidades;
  • As opções de compra de ações outorgadas e exercidas no exercício;
  • Os ajustes de exercícios anteriores;
  • Os eventos posteriores ao encerramento do exercício que geraram, ou possam gerar efeitos relevantes à situação financeira e os resultados futuros da empresa. 

Para fins de organização, as empresas dividem as informações das notas em diversos tópicos. Eles normalmente incluem o contexto operacional, sumário das principais práticas contábeis, estoques, investimentos, imobilizado, receitas e despesas e quaisquer outros pontos que forem julgados relevantes.

Por sua vez, para encontrar as notas explicativas, basta acessar os demonstrativos financeiros completos de cada trimestre da empresa em questão. Normalmente, elas são responsáveis pela maior parte do documento e devem ser interpretadas em conjunto com os números que constam no balanço, demonstrativo de resultados e fluxos de caixa.

É importante destacar que algumas empresas podem publicar uma quantidade excessiva de dados. Não é incomum receber um documento com centenas de páginas com informações que não agregam muito. Isso pode dificultar a transparência e a leitura do documento pelo usuário e não gerar o valor que deveria. Por isso é importante que o leitor também possua capacidade de filtrar o que de fato é relevante para sua análise.

De qualquer maneira, em boa parte dos casos, as notas explicativas irão nos ajudar a compreender os eventos que afetaram os resultados e números publicados pelas empresas. Elas irão ser um fator importante que contribui para que o investidor faça uma análise mais completa a respeito da companhia e são uma importante ferramenta facilitadora que muitas vezes é ignorada.

*A Suno é uma casa de análise especializada em conteúdo sobre investimentos e educação financeira para o pequeno investidor pessoa física.

As informações desta coluna são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. 

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.