Siga nossas redes

Invista Melhor

Por que precisamos conhecer a empresa por trás de sua ação?

Conheça as recomendações do livro ‘The Investment Checklist’, de Michael Shearn.

Tiago Reis

Muitas pessoas quando vão escolher um lugar para morar fazem uma pesquisa criteriosa para avaliar qual casa ou apartamento irão comprar. No entanto, dificilmente, o mesmo ocorre quando vão às compras no mercado acionário.

Assim como temos um sentimento de dono sobre nossos bens valiosos, precisamos utilizar essa mentalidade ao comprar uma ação. Afinal, por trás de toda ação, há uma empresa, operações e pessoas. E ao entrar na bolsa de valores, não estamos pagando por um ticket de loteria, e sim, por todo um organismo vivo que nos gera fluxos de caixa ao longo dos anos.

Para entendermos uma empresa, podemos seguir a lista de perguntas sugerida no livro “The Investment Checklist“, escrito por Michael Shearn.

A lista é extensa, com mais de 50 perguntas, e iremos tratar de apenas uma: “Você é capaz de descrever a empresa com suas próprias palavras?

Em relação à pergunta, o autor sugere a leitura do relatório anual da companhia. No Brasil, podemos encontrá-lo no site de relação com investidores da companhia ou no site da CVM.

O relatório anual, chamado de Formulário de Referência, contém diversas informações da companhia. Para estudar sobre suas operações, o item 7, “Atividades do Emissor”, é um bom lugar para encontrar as informações mais básicas das atividades da empresa.

Após ler o item 7, Michael sugere fazer um resumo sobre o que leu, descrevendo as principais características, caso você fosse explicar para um amigo que não entende nada daquela empresa. Dessa forma, o investidor conseguirá absorver e reter o conhecimento, de modo bastante eficiente, visto que ensinar é uma das melhores estratégias de aprendizagem.

Por exemplo, poderíamos redigir algumas informações como:

  • o número de unidades em operação; 
  • as regiões em que a empresa atua;
  • a receita total do último ano fiscal;
  • quais são os segmentos e qual a porcentagem na receita de cada segmento; 
  • o número de funcionários;
  • quem são os clientes;
  • quem são os fornecedores; 
  • o canal de distribuição dos produtos e serviços; 
  • o cliente costuma pagar à vista ou a prazo;
  • o tamanho da indústria;
  • o que move o crescimento do setor;
  • entre diversos outros pontos que julgarem importante.

Após esse breve estudo, o autor recomenda visitar o site da empresa para obter informações mais visuais sobre o produto e serviço.

A compreensão do básico sobre uma companhia é apenas o início de uma longa jornada de pesquisas. Ainda, há de se analisar as outras dezenas de perguntas do checklist, que inclui a competência da gestão, os riscos, as vantagens competitivas, as expectativas futuras, os números dos resultados, e assim por diante.

Sem essas informações, é difícil estimar qual seria o preço justo a ser pago para adquirir uma empresa, assim como seria complicado dizer se o preço de uma casa é adequado, caso a pessoa não tenha analisado a qualidade do imóvel, a localização, a vizinhança, etc.

O tempo de estudo necessário para tomar uma boa decisão de investimento vai variar de pessoa para pessoa, dependendo da complexidade do negócio e do nível de experiência e de entendimento sobre o setor previamente acumulado pelo investidor, indo de semanas a anos.

Pegando emprestado as palavras de Peter Lynch: “Entenda o que você possui e saiba a razão de possuí-las.”

Se não soubermos os motivos pelos quais compramos uma ação, dificilmente saberemos quando vendê-la. E antes de tomar qualquer decisão de compra, é necessário um estudo profundo sobre a empresa, pois, se não entendermos a essência do negócio, o ato que deveria ser de investir, não passará de uma mera atividade especulativa.

Veja também

*A Suno é uma casa de análise especializada em conteúdo sobre investimentos e educação financeira para o pequeno investidor pessoa física.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.