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‘Story Brand’: a arma secreta que fará sua empresa crescer

Livro de Donald Miller explica a razão que leva os clientes a comprarem e fazerem sua empresa crescer e lucrar.

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Tempo médio de leitura: 4 minutos

aloísio sotero

Story brand, de Donald Miller. Esse é o livro que recomendo sobre estratégias para criação e comunicação de marcas vencedoras. Um bestseller no Wall Street Journal. O método do Story brand traz a verdadeira razão que leva os clientes a comprarem e fazerem sua empresa crescer e lucrar. 

“O cérebro humano se identifica com histórias e é por isso que contar histórias transmite tão bem as mensagens de marketing”, destaca o autor. 

A magia de contar histórias 

Donald Miller usa os sete elementos universais das histórias poderosas para ensinar aos leitores como aprimorar drasticamente o modo como se conectam com os clientes e expandem seus negócios. Entre os quais destacamos: 

  1. Nunca presuma que as pessoas vão entender como sua marca pode mudar suas vidas. 
  2. Todo ser humano tenta evitar um final trágico. 
  3. Os clientes não agem, a menos que sejam estimulados para isso.
  4. Os clientes confiam em um guia que tem um plano. 
  5. Os clientes não estão procurando outro herói; mas um guia. 
  6. As empresas tendem a vender soluções para problemas externos, mas os consumidores compram soluções para problemas internos. 
  7. O cliente é o herói, não sua marca. 

O poder de empoderar 

Sua marca deve ter uma história para contar que empodere as pessoas. O herói não é a sua marca mas a pessoa que usa o seu produto ou serviço. Sempre posicione seu cliente como o herói e sua marca vencerá a competição. Uma marca que julga ser o herói da história está fadada ao fracasso. 

Diz Miller: “O erro fatal que algumas marcas cometem, especialmente as novatas, que acreditam que precisam provar algo a si mesmas, é posicionar-se como o herói da história, em vez de atuar como o guia.”

O segredo está em empoderar as pessoas a usarem a sua marca. É preciso saber o que sua marca ou produto fazem pelas pessoas, ou seja, qual o poder transformador. O elogio vai para quem usa e não para a sua empresa. 

O livro de Donald Miller nos traz exemplos fantásticos sobre os guias empoderadores: “Você viu o guia em quase todas as histórias que leu, ouviu ou assistiu: Frodo tem Gandalf; Katniss, Haymitch; e Luke Skywalker, Yoda. Hamlet era “guiado” pelo fantasma de seu pai, e Julieta ensinou a Romeu os caminhos do amor”, cita o autor. 

O método do Story Brand do Donald Miller, em especial com a técnica “faça seu cliente agir como um herói” tem sido um grande guia na comunicação das campanhas dos negócios, que tenho atuado como mentor para geração de leads que se convertem em vendas. 

Aprenda a usar o teste dos 3 pontos 

Miller recomenda o poderoso teste: “Seu marketing passa pelo teste do grunhido?”. Assim como existem três perguntas a que o público deve ser capaz de responder para se envolver em uma história, há três perguntas que os potenciais clientes devem responder se esperamos que se envolvam com nossa marca. 

Olhar para site, mídia digital, impressa ou qualquer material de marketing e responder em 5 segundos! 

  1. O que você oferece? 
  2. Como isso melhora minha vida? 
  3. O que preciso fazer para comprar isso? 

Simples Assim! Auguro uma leitura empoderadora! 

*Aloisio Sotero é professor e mentor em Precificação e Gestão de Negócios na era digital. Vice-diretor da Faculdade Central do Recife e membro associado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

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