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Começando pela série The Innovators, convidei o futurista Tiago Mattos, cofundador do
laboratório de exploração de cenários futuros Aerolito, também membro do corpo docente
da Singularity University. Nos últimos anos, Tiago tem se dedicado a levar as
aplicações do futurismo para as dinâmicas de transformação digital e processos
de inovação em ambientes corporativos. Na minha opinião, Tiago Mattos é
o mais brilhante futurista do Brasil.
Nessa conversa, Tiago contou sobre os 5 fenômenos do futuro do trabalho. Vamos a eles:
1) Profissões virando habilidades
Tradicionalmente, o roteiro profissional nas grandes
empresas era sempre o mesmo: uma pessoa fazia ensino médio, depois entrava na
faculdade, fazia um estágio e, finalmente, começava a profissão para caminhar
nessa “esteira” por longos anos. De aprendiz a expert, tendo como mantra a estabilidade.
Com o fenômeno do universo digital, o empreendedorismo
passou a ser democratizado e surgiu a necessidade de ter mais habilidades. Uma
pessoa tem que conduzir a gestão, a administração, as vendas, as mídias
sociais, porque tudo muda muito rápido. No caso das startups, o empreendedor
não pode se dar ao luxo de ter pessoas que fazem somente uma atividade.
Criou-se, então, a demanda das profissões com muitas habilidades.
No caso de um profissional liberal, desde um personal trainer a um fotógrafo,
acontece a mesma coisa: ou se cria mais habilidades ou não se sobrevive.
Como as empresas devem contratar pessoas com as habilidades do futuro?
2) Empresas
virando APIs
Se você ainda não sabe o que é uma API, recomendo
procurar ASAP e entender sobre o assunto. Há uma clareza sobre a mudança de
mindset em empresas que criam seus próprios ecossistemas de parceiros,
fornecedores e freelancers, em uma analogia aos sistemas operacionais que
plugam as APIs na sua plataforma. A empresa do passado não permitia que um
profissional de fora entrasse na sua estratégia e soubesse dos seus planos.
Tinha que contratar e colocar no time.
Hoje, a empresa pode planejar contratar o mínimo de
pessoas possível e trabalhar com parceiros, para que essa diversidade cultural passe
a ser um dos fatores de crescimento mais rápido e mais sustentável. Quando se
consegue construir uma organização enxuta, mas que tenha a cultura de ser
aberta e plugar muitas pessoas no ecossistema é, praticamente, como um conjunto
de APIs aplicadas numa plataforma.
3) Hiperespecialistas
virando multidisciplinares
No passado, quanto mais especialista você era, maiores
as chances de ter sucesso. Só que agora, quanto mais especializado você for,
maior é o risco de ser automatizado pela inteligência artificial. Portanto,
busque conhecer mais atividades e mais modelos de trabalho.
4) Carreiras
virando ciclos de aprendizagem
Cada vez mais, as atividades são realizadas em ciclos.
Você pode escrever um livro sem, necessariamente, ser um escritor. Você pode
escrever, publicar e vender seu livro. E depois, parte para outro ciclo, uma
outra atividade. Nossa única opção profissional é continuar a aprender sempre, buscando
novos desafios, que vão se apresentar em ciclos sucessivos.
5)
Organizações, de todos os tipos, virando escolas
O futurista americano Thomas Frey fez uma previsão em
2016 que, em 2030, a maior empresa do mundo venderá aprendizagem online. Pode
ser uma indústria ou varejo, ou de qualquer outro segmento. Todas as empresas
possuem um estoque grande de conhecimento e quase nenhuma delas no Brasil está monetizando
isso. A Coca-Cola, por exemplo, poderia ensinar sobre distribuição, enquanto O
Boticário poderia ensinar sobre criação de produtos e portfólio. E quando a
empresa começar a monetizar esse conhecimento, consequentemente, vai virar uma
escola de aprendizagem.
Para os indivíduos que viraram celebridades nas redes
sociais, ensinando algo e prometendo sucesso, vai ser difícil competir com
empresas que já possuem marcas fortes e dominam setores. As empresas
especializadas em aprendizagem e as empresas que souberem monetizar seu estoque
de conhecimento terão mais sucesso nos próximos tempos.
Como fazer para escolher os melhores caminhos de educação?
Com o relógio da inovação andando rápido, você precisa
assumir as rédeas do seu futuro e procurar conhecer o máximo de temas possível.
Pode até levar um tempo para amadurecer, mas suas chances de ter sucesso serão,
com certeza, muito maiores.