Siga nossas redes

Colunistas

Por que as picapes podem ‘roubar’ o protagonismo dos SUVs no Brasil?

Segmento terá importantes novidades até 2023.

Se você acompanha as tendências da indústria automotiva, sabe que os SUVs estão em alta no Brasil. Nos últimos anos vários modelos foram lançados de olho no cliente que procura algumas virtudes deste tipo de veículo, como a posição mais alta de dirigir e a (suposta) sensação de maior proteção no trânsito urbano.

Mesmo assim, outro segmento desponta como a próxima onda no país. As picapes estão passando por uma fase de transformação e prometem se popularizar nos próximos anos. 

As estreias do ano

Duas novidades foram lançadas recentemente. No começo de abril, a Nissan lançou a nova Frontier, que trouxe design repaginado e novas versões. Semana passada foi a vez da Renault apresentar a nova Oroch, cuja maior atração é a oferta do motor 1.3 turboflex de até 170 cv e 27,5 kgfm.

Outra estreia importante foi a da Ram 3500. Embora seja uma variação da conhecida 2500, a maior picape do país se diferencia pela capacidade de carga de 1.752 quilos e por rebocar nada menos do que nove toneladas. 

O motor 6.7 produzido pela Cummins entrega 377 cv e 117,2 kgfm de torque máximo, fazendo da 3500 a picape movida a diesel mais potente do país.

Disponível em três versões, a 3500 beira os R$ 530 mil na versão Limited Longhorn. Em tempo: assim como a 2500, a 3500 só pode ser dirigida por quem possui carteira de habilitação de caminhões.

No segundo semestre, a Peugeot deve apresentar a Landtrek. A primeira picape de porte médio da marca será trazida do Uruguai e é fruto de um projeto desenvolvido na China pela Changan, onde é vendida como Kaicene F70.

Importantes mudanças foram feitas no modelo para ser vendida pela Peugeot no mercado uruguaio e no México. Além do design repaginado para se adequar à identidade visual da marca, a Stellantis também deve realizar melhorias nas motorizações.

O que vem em 2023?

A Ford, que trouxe a inédita Maverick no começo do ano, deve revelar a nova Ranger em 2023. Fabricada na Argentina, a picape foi modernizada em sua nova geração e traz motorizações inéditas, como a 3.0 V6 turbodiesel de 250 cv vinda da F-150.

Por falar nela, ainda não está descartada sua importação para cá. Campeã de vendas nos Estados Unidos há mais de três décadas, a picape poderia ser uma forte concorrente para a Ram 1500.

Até agora, porém, a estreia mais aguardada é a da nova Chevrolet Montana. Com lançamento confirmado para 2023, o modelo será produzido na fábrica de São Caetano do Sul (SP), que recebeu investimentos para ser modernizada.

Flagras de protótipos que já rodam pelo Brasil revelam que a Montana terá porte parecido ao da Oroch – ou seja, um pouco menor do que a Fiat Toro, atual referência na categoria de picapes de porte intermediário.

Ainda não há definição de qual motorização vai equipar a nova picape. Há quem aposte no 1.2 turbo de 133 cv que equipa o Tracker. Mas não se espante se a Montana estrear o inédito 1.3 utilizado no Tracker chinês, que entrega 164 cv – e parece mais apropriado para um veículo como uma picape.

*Vitor Matsubara é jornalista automotivo e editor do Primeira Marcha. Tem passagens por Quatro Rodas, de 2008 a 2018, e UOL Carros, de 2018 a 2020.

As informações desta coluna são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. 

Veja também

  • Jeep se rende à eletrificação e abre era híbrida com Compass
  • C40 é arma da Volvo para manter vice-liderança premium em 2022
  • Com vendas em baixa, Anfavea aposta em IPI menor para alavancar setor em 2022
  • Maverick reencarna em picape para incrementar vendas da importadora Ford
  • Novo Renault Kwid: carro ‘popular’ é rara novidade em segmento com dias contados

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.