Siga nossas redes

SO$ Finanças

Como planejar o futuro do meu filho com o Tesouro Educa+?

É importante considerar todos os gastos que envolvem a formação, como moradia, deslocamento, alimentação e o custo da mensalidade da universidade.

Resposta:

O Tesouro Educa+ é uma alternativa para o recebimento de um fluxo mensal durante o período dos estudos universitários. O título foi planejado para que você consiga simular o valor mensal necessário durante o período de 5 anos, que é a duração média da maioria dos cursos universitários, e garante a inflação mais uma taxa prefixada.

O simulador disponibilizado pela plataforma do Tesouro Direto permite que seja feita uma simulação levando em conta a idade atual da criança ou adolescente, a idade prevista para o início do curso universitário e o valor mensal a ser recebido. Com base nessas informações, a plataforma sugere o valor dos aportes mensais, o prazo para os aportes e o título que deve ser comprado.

Para fazer essa simulação, é importante considerar todos os gastos que envolvem a formação, como moradia, deslocamento, alimentação e o custo da mensalidade da universidade.

Tendo sido lançado com o objetivo principal de auxiliar no planejamento da aposentadoria, esse título é parecido com o Tesouro Renda+, que tem o objetivo de ajudar o investidor a se planejar para a aposentadoria.

É uma modalidade nova em que já se planeja a data e o número de parcelas para o recebimento do recurso, diferente da modalidade convencional que tem uma data de vencimento e o recurso total é depositado na conta do investidor.

Isso facilita o acesso aos recursos, sem necessidade de realizar resgates recorrentes, e garantindo a taxa contratada até o final do prazo. É importante destacar que o ideal é que esses títulos sejam utilizados dessa forma, não sendo indicados para a reserva de emergência ou saques únicos.

*Educadora financeira e autora do livro “Vida Financeira – Descomplicando, economizando e investindo”.

*As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.