Siga nossas redes

SO$ Finanças

FoFs: qual a vantagem de investir em fundos de fundos?

Envie sua dúvida para os planejadores da Fiduc por e-mail.

investir em fundos
Investimento/Pixabay

Pergunta do leitor: Qual é a vantagem de investir em FoFs, os fundos de fundos?

João Claudio Martins Queiroz*

Antes de entrar na resposta acho interessante explicar que a única diferença entre um fundo de investimento e um fundo de fundos (conhecidos por FICs ou FoFs) é a composição da carteira. No fundo de investimentos, a carteira é formada por ativos finais (CDBs, ações, títulos públicos, debêntures etc.). Já nos fundos de fundos, a carteira é formada predominantemente por cotas de outros fundos.

Na prática, nos FoFs existe um alocador, que é um “gestor de gestores” cujo papel é fazer as escolhas de quais fundos irão compor a carteira do fundo de fundos e em quais proporções. Isso nos aponta para uma primeira vantagem para o investidor, que para montar uma carteira diversificada com fundos de investimentos teria que escolher entre os milhares de fundos que existem no mercado. Investindo em fundos de fundos ele deixa esta escolha a cargo de gestores profissionais.

Isso posto, cabe lembrar que a primeira regra do bom investidor é diversificar, porém uma diversificação de verdade não é investir em alguns ativos com nomes diferentes e sim, em centenas de ativos diferentes em seus riscos e expectativas, o que, além de difícil de ser executado, é caro, já que cada investimento tem um valor mínimo de entrada. Portanto, outra grande vantagem de se investir através de fundos de fundos é a grande diversificação que este tipo de investimento oferece, mesmo sem ter tanto dinheiro.

Como forma de exemplificar, imaginemos que cada fundo de investimento tenha 100 ativos diferentes e que o FoF que você está investindo tenha 10 fundos dentro dele, você estará diversificado em 1.000 ativos diferentes. Você conseguiria diversificar desta maneira sozinho?

Porém, uma carteira bem diversificada, não é apenas uma carteira com centenas de ativos escolhidos a esmo, mas deve ser levado em consideração a qualidade dos ativos, as proporções de cada ativo e as correlações entre eles. Aí sim estamos falando de uma diversificação profissional, que é outra vantagem dos fundos de fundos.

Um fundo de investimento já possuí uma equipe de gestores profissionais para escolher sua carteira, o fundo de fundos também possuí a sua equipe de gestores profissionais para escolher no mercado os melhores fundos e as proporções que irão compor a carteira, tudo de forma muito técnica. 

No nosso exemplo acima, o investidor teria 11 equipes de gestores profissionais diferentes trabalhando para entregar os melhores resultados. Você conseguiria sozinho contratar tanta gente para cuidar dos seus investimentos?

Outra vantagem é o poder de barganha que os fundos de fundos possuem. Devido ao grande volume de recursos que eles movimentam, conseguem melhores taxas e têm acesso a investimentos que o investidor individual não tem.

Além disso, os fundos de fundos possuem uma vantagem tributária, pois os gestores podem fazer alterações e movimentações nas carteiras sem o recolhimento do imposto de renda, já que este será pago pelo investidor apenas quando resgatar. Isso permite uma gestão ativa dos investimentos com custos menores.

Por fim, os fundos de fundos são uma forma muito segura de investir, devido à grande diversificação, que reduz o risco dos ativos finais e também porque esses veículos possuem um CNPJ próprio e, portanto, os recursos dos investidores não se misturam com os recursos dos prestadores de serviços, que são os administradores, os gestores e os custodiantes.

Todas estas vantagens podem ser potencializadas gerando melhores resultados se o investidor fizer aportes periódicos, escolher um fornecedor que tenha alinhamento de interesses e montar uma carteira adequada ao seu perfil de investidor e aos seus objetivos financeiros.

*Planejador Financeiro na Fiduc.

As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]

Veja também