Siga nossas redes

SO$ Finanças

Perdi meu emprego. Devo usar toda minha reserva para abrir um negócio?

Especialistas respondem a dúvidas dos leitores sobre seu dinheiro; envie sua pergunta por e-mail.

Publicado

em

dinheiro

Pergunta do leitor: Fui demitida do meu emprego recentemente e recebi uma quantia razoável com a rescisão e FGTS. Tenho vontade de abrir um negócio próprio e empreender para me sustentar, mas tenho dúvidas se devo usar este dinheiro para arriscar, sendo que o país está passando por uma crise.

Resposta de Erasmo Vieira*

Excelente pergunta: Segundo uma pesquisa do Sebrae, os 4 principais sonhos dos brasileiros são:

  • 1°: Casa Própria
  • 2°: Carro
  • 3°: Viagem
  • 4°: Empreender

Portanto, abrir um negócio próprio é um sonho para muitos brasileiros. Muito cuidado para não transformar o sonho em pesadelo. No Brasil, 27% das empresas fecham no primeiro ano de funcionamento, média de um fracasso entre quatro novos negócios, de acordo com o Sebrae.

O empreendedor normalmente investe por “oportunidade” ou por “necessidade”. Imagino que, ao perder seu emprego, você tenha a necessidade de suprir seus custos mensais e por isso resolveu empreender. Usar toda a reserva para abrir um negócio pode ser um perigo. Importante: Planejamento Financeiro pessoal e Planejamento Financeiro do negócio são essenciais.

Dicas:

1 – Qual é o seu custo pessoal ou familiar mensal? Separe um valor que cubra de 6 a 12 meses deste custo e deixe reservado

2 – Se você não tem todo o dinheiro para abrir um negócio, a tendência e pegar empréstimos. Quando você faz isso, ganha um sócio chamado “Credor” (Bancos, amigos e parentes)

3 – Normalmente o negócio tem um tempo de maturação e demora 12 meses ou mais para apresentar os primeiros resultados.

4 – Desde o início separe as contas pessoais das contas empresariais. Desejo muito $ucesso a você.

*Erasmo Vieira é Planejador Fiduciário da Fiduc

As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]

LEIA MAIS:

Faça seu dinheiro começar a render mais hoje! Invista pela Easynvest!

Anúncio Patrocinado Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem! Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem!

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.