Pergunta: “Tendo em mente a tendência de baixa apresentada na curva de juros, o título IPCA+ 2045 é uma boa opção para ganhar com marcação à mercado?”
Resposta de Eduardo Perez*
“Sim, pois o IPCA 2045 é uma das opções com maior potencial de ganho na marcação a mercado, já que a fórmula da marcação, ou seja, do valor presente de um título, eleva a taxa de juros praticada pelo mercado pelo prazo. Mas isso não significa necessariamente que o maior ganho será no IPCA+2045 e não no IPCA+2026 ou 2035 por exemplo.
Isso acontece porque, se o Copom decidisse que a taxa Selic deve sofrer um corte de 13,75% ao ano para 5% na próxima reunião, por exemplo, os títulos IPCA+ de curto prazo como o 2026 poderiam ter uma queda na taxa por estarem mais ligados a decisões de política monetária. Enquanto isso, os títulos mais longos teriam rentabilidade negativa com a alta das taxas, já que o recado que mercado entenderia é que, no longo prazo, um banco central não controla a inflação com juros baixos demais.
Em outras palavras: nos híbridos de curto prazo, as taxas poderiam cair e os títulos se valorizaram por estarem mais ligado à Selic. Mas nos títulos híbridos de longo prazo, as taxas subiriam e seus preços cairiam.
Mas existe o lado bom dos títulos IPCA+ mesmo se o plano de ganho com a marcação der errado: você ainda garante um retorno acima da inflação no vencimento, embora vá precisar esperar até 2045.”
*Analista de investimentos da NuInvest.
*As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]
Veja também:
- Qual o melhor investimento em renda fixa para a reta final de 2022? Especialistas respondem
- Como escolher o melhor CDB e fugir das armadilhas
- Investir em LCI e LCA são as melhores opções até o fim de 2022? Especialistas opinam