Espaço Laser (ESPA3) é uma companhia de estética e produtos de higiene pessoal que detém majoritariamente a rede de depilação Espaço Laser. A companhia realizou seu prospecto de ações (IPO) em 2021, sofrendo com os fechamentos promovidos pela pandemia em 2020.
Em agosto de 2022, a companhia anunciou follow-on com um aumento de capital. A operação visa dar sustento para que a empresa se recupere dos números negativos provocados pela pandemia. Além dos serviços de depilação, também fornece produtos de higiene e treinamento para fisioterapeutas e esteticistas.
História da Espaço Laser
EPSA3 foi fundada por três sócios: Ygor Moura, Paulo Morais e Tito Pinto. Os três fundadores tinham em mente o modelo escalável de negócio de estética com foco no atendimento ao cliente. Ao longo dos primeiros dez anos da empresa – entre 2004 e 2014 – foram abertas 30 lojas e começou-se o modelo de franquias.
Em 2015, juntou-se a rede SMZTO e a Xuxa Meneguel ao promover a expansão de franquias, e em 2016 recebeu aporte da LCatterton, tornando-se mais apta em governança corporativa e estruturando seu modelo de negócios para abertura de capital.
Nos próximos anos abriu sua primeira loja de produtos, a Estudioface (2017), sua primeira loja internacional, em Buenos Aires (2018) e sua Universidade (2019).
Em 2020 a companhia apresentou prejuízos líquidos, o que não a impediu de abrir seu capital em fevereiro de 2021, ampliando as vendas online e o atendimento omnichanel. Somaram 750 lojas no ano.
O impacto da pandemia levou a companhia a solicitar, em agosto de 2022, um follow-on de suas ações a um preço drasticamente descontado do mercado. O objetivo é quitar dívidas durante a alta da taxa de juros.
Quem são os acionistas da ESPA3
A ESPA3 negocia apenas ações ordinárias na bolsa, sob o código ESPA3. A companhia recebeu aportes antes de seu IPO por empresas que ainda possuem participação majoritária, junto de seus sócios fundadores. São elas:
- Grupo SMZTO, com 3,78% das ações ordinárias;
- Família Tito Pinto, com 4,38% das ações ordinárias;
- Neo Investimentos, com 5,73% das ações ordinárias;
- Magnolia FIP, com 5,23% das ações ordinárias;
- Fourth Sail, com 7,93% das ações ordinárias;
- Ygor Moura e Paulo Morais (sócios fundadores), com 26,19% ao todo das ações ordinárias;
ESPA3 distribui dividendos?
Não, desde seu IPO a ESPA3 não realizou distribuição de dividendos. A companhia operou entre trimestres de lucro e prejuízo, não possuindo uma constância para garantir remuneração aos acionistas.