Siga nossas redes

ESPA3 – Espaço Laser

ESPACOLASER ON NM
1,02
Reais (BRL - R$)
-0,97% Variação (Dia)
1,00 Mínimo (Dia)
1,03 Máximo (Dia)
Fechamento Anterior: 1,03
Abertura: 1,00

Espaço Laser (ESPA3) é uma companhia de estética e produtos de higiene pessoal que detém majoritariamente a rede de depilação Espaço Laser. A companhia realizou seu prospecto de ações (IPO) em 2021, sofrendo com os fechamentos promovidos pela pandemia em 2020.

Em agosto de 2022, a companhia anunciou follow-on com um aumento de capital. A operação visa dar sustento para que a empresa se recupere dos números negativos provocados pela pandemia. Além dos serviços de depilação, também fornece produtos de higiene e treinamento para fisioterapeutas e esteticistas.

História da Espaço Laser

EPSA3 foi fundada por três sócios: Ygor Moura, Paulo Morais e Tito Pinto. Os três fundadores tinham em mente o modelo escalável de negócio de estética com foco no atendimento ao cliente. Ao longo dos primeiros dez anos da empresa – entre 2004 e 2014 – foram abertas 30 lojas e começou-se o modelo de franquias.

Em 2015, juntou-se a rede SMZTO e a Xuxa Meneguel ao promover a expansão de franquias, e em 2016 recebeu aporte da LCatterton, tornando-se mais apta em governança corporativa e estruturando seu modelo de negócios para abertura de capital. 

Nos próximos anos abriu sua primeira loja de produtos, a Estudioface (2017), sua primeira loja internacional, em Buenos Aires (2018) e sua Universidade (2019).

Em 2020 a companhia apresentou prejuízos líquidos, o que não a impediu de abrir seu capital em fevereiro de 2021, ampliando as vendas online e o atendimento omnichanel. Somaram 750 lojas no ano.

O impacto da pandemia levou a companhia a solicitar, em agosto de 2022, um follow-on de suas ações a um preço drasticamente descontado do mercado. O objetivo é quitar dívidas durante a alta da taxa de juros.

Quem são os acionistas da ESPA3

A ESPA3 negocia apenas ações ordinárias na bolsa, sob o código ESPA3. A companhia recebeu aportes antes de seu IPO por empresas que ainda possuem participação majoritária, junto de seus sócios fundadores. São elas:

  • Grupo SMZTO, com 3,78% das ações ordinárias;
  • Família Tito Pinto, com 4,38% das ações ordinárias;
  • Neo Investimentos, com 5,73% das ações ordinárias;
  • Magnolia FIP, com 5,23% das ações ordinárias;
  • Fourth Sail, com 7,93% das ações ordinárias;
  • Ygor Moura e Paulo Morais (sócios fundadores), com 26,19% ao todo das ações ordinárias;

ESPA3 distribui dividendos?

Não, desde seu IPO a ESPA3 não realizou distribuição de dividendos. A companhia operou entre trimestres de lucro e prejuízo, não possuindo uma constância para garantir remuneração aos acionistas.