Siga nossas redes

Estamos enfrentando problemas na leitura da API responsável por mostrar dados nesta página, o que pode afetar a exibição de informações atualizadas. Nossa equipe está trabalhando na resolução do problema. Enquanto isso, você pode continuar navegando normalmente.

GAFISA

A Gafisa (GFSA3) é uma das principais construtoras e incorporadoras do Brasil. A empresa possui em seu portfólio mais de 1.200 empreendimentos espalhados em 40 cidades de 19 estados. Confira a seguir a cotação da GFSA3 e saiba mais sobre os dividendos das ações da Gafisa.

História da Gafisa

A história da Gafisa começa em 1954, quando ocorreu a constituição da GAF (Gomes de Almeida Fernandes Ltda). A empresa tinha como foco o setor imobiliário do Rio de Janeiro. Em 1962, a incorporadora e construtora chegou a São Paulo. Nos dois anos seguintes, abriu seu primeiro escritório e iniciou sua primeira obra na cidade. Em 1997, a Gafisa Imobiliária estabeleceu uma parceria com a GP Investimentos. Como resultado, formam-se duas empresas: a Gafisa Imobiliária passou a se chamar Cimob Companhia Imobiliária, e a Gafisa SA (atual Gafisa).

Em 2004, houve uma reestruturação societária, e a GP Investimentos S.A assumiu o controle da Gafisa. No ano seguinte, uma afiliada da Equity International passou a ser titular de aproximadamente 36% do capital social da empresa. E, em 2006, a Gafisa fez seu IPO na B3 e, assim, pulverizou aproximadamente 47% do seu capital social. Em seguida, a empresa passou a ser listada na Bolsa de Nova York (NYSE) com ADR Nível III. No ano de 2008, ocorreu a combinação de negócios entre Gafisa e Tenda. Em 2021, a Gafisa se dividiu de forma estratégica em unidades de negócios: Incorporadora e Construtora, Viver Bem, Propriedades e Capital.

Quem são os acionistas da Gafisa

Conforme a B3, em maio de 2022, os acionistas da Gafisa eram: Planner Corretora (4,81%) e MAM Asset Management Gestora de Recursos (15,01%). Além disso, havia 0,09% das ações em tesouraria, e os 80,09% restantes estavam em circulação no mercado com outros acionistas.

GFSA3 paga dividendos?

Entre 2007 e 2015, a GFSA3 pagou dividendos em seis anos. No entanto, entre 2015 e 2021, a companhia não distribuiu qualquer valor aos seus acionistas.