A OceanPact é uma das principais prestadoras de serviços marítimos no Brasil, com atuação nos setores de óleo e gás, portos, navegação, mineração, energia e telecomunicações. A empresa possui dois segmentos de operação, navios e serviços, e opera em três unidades de negócios: Meio Ambiente, Subsea e Logística e Engenharia.
Meio Ambiente foi responsável por 47% da receita líquida consolidada em 2021, com cerca de 18% de participação de mercado no segmento. A unidade Subsea possui uma participação de mercado de cerca de 26% no setor RSV em termos de número de embarcações, enquanto a unidade Logística e Engenharia representou 17% da receita líquida consolidada em 2021.
Ela presta serviços de proteção ambiental, serviços oceanográficos, licenciamento e estudos ambientais, inspeção, reparo e manutenção, suporte à construção e descomissionamento, logística marítima e engenharia portuária e costeira.
História da Oceanpact
A OceanPact foi fundada em 2007 na cidade do Rio de Janeiro, com foco inicial em serviços de consultoria e resposta a emergências ambientais. Nos anos seguintes, participou de diversas respostas a incidentes ambientais no Brasil e no exterior, incluindo vazamentos de óleo e desastres ambientais, como o rompimento das barragens em Mariana e Brumadinho.
Em 2011, a empresa estabeleceu uma joint venture com a Witt O’Brien’s, uma empresa americana líder em consultoria especializada em resposta a emergências e crises. Em 2013, formou outra joint venture com a empresa inglesa Gardline, expandindo sua atuação em serviços ambientais e marítimos.
Em 2018, a OceanPact adquiriu a Servmar Ltda, empresa brasileira com 30 anos de experiência em remediação de áreas contaminadas, serviços de engenharia e operação de Centros de Defesa Ambiental da Petrobras.
Mais recentemente, em 2023, a empresa adquiriu a participação da Witt O’Brien’s na joint venture, tornando-se 100% brasileira na área de consultoria, sob o nome de EnvironPact Sustentabilidade e Resiliência.
Atualmente, a OceanPact possui mais de 300 profissionais em sua equipe, além de uma ampla frota de embarcações e equipamentos para prevenção e combate a vazamentos de óleo e coleta de dados oceanográficos. Com 15 unidades em 8 estados brasileiros e subsidiárias em diversos países, a empresa busca oferecer serviços diferenciados, de forma eficiente, segura e ambientalmente responsável.
Quem são os acionistas de OPCT3?
A Oceanpact é negociada no segmento Novo Mercado na B3, com 61,62% de ações em free float e com 100% de tag along. A companhia possui controle acionário em estatuto, entre os membros das famílias fundadoras, contando com os seguintes investidores:
- Maurício Mauro Rocha Latado com 1,16%, das ações ordinárias da empresa;
- Erik Fabian Gomes Cunha, com 1,21%, das ações ordinárias da empresa;
- Dyna Ii Fundo De Investimento Em Participações Multiestratégi, com 13,95%, das ações ordinárias da empresa;
- Flavio Nogueira Pinheiro de Andrade, com 30,70%, das ações ordinárias da empresa;
- Haroldo Nogueira Solber, com 2,54%, das ações ordinárias da empresa;
- Arthur Octavio De Avila Kos Filho, com 1,19%, das ações ordinárias da empresa;
- Total Returninvestment Llc, com 5,05%, das ações ordinárias da empresa;
- Leblon Equities Gestão de Investimentos, com 7,93%, das ações ordinárias da empresa;
OPCT3 distribui dividendos?
Não, a OPCT3 não realiza distribuição de dividendos no período analisado.