A Dimed (PNVL3) é uma empresa listada na B3 e no Novo Mercado como uma holding de comércio atacadista e varejista de medicamentos e produtos de perfumaria e toucador. Dentro do segmento de saúde, detém fábricas, laboratórios e distribuidores de produtos para as principais redes varejistas de farmácia do país.
História da Dimed
A Dimed, hoje grupo Panvel, surge no Rio Grande do Sul a partir da fusão das duas maiores redes de farmácia da região: a Panitz e a Velgos. A nova central de compras de medicamentos se chamaria Dimed Distribuidora, nome que perdurou até o começo da década de 2020.
O processo teve início em 1967, e em 1969 uma nova fusão ocorreu entre os laboratórios das companhias, na forma do Laboratório Lifar. Ao longo da década de 1970 a marca assume o nome Panvel Farmacias e em 1977 começa a ser negociada na bolsa de valores.
A década de 1980 é marcada por duas conquistas para a companhia: a expansão e inauguração da primeira loja em Santa Catarina e o desenvolvimento de produtos próprios para comercialização.
Já em 1990 a companhia começa a apostar em distribuição e logística, criando seu site de e-commerce de medicamentos, a panvel.com, e começando o processo de tele-entrega, vigente na maior parte das redes farmacêuticas hoje.
Durante os anos 2000 começa a integrar as lojas por meio de doações Troco Amigo, sistema de doação para hospitais carentes, abertura de megastores e a criação e emissão das primeiras notas fiscais eletrônicas no país.
Ao longo de 2010 a companhia fez um esforço para tornar suas farmácias hubs de saúde. Além de lançar seu aplicativo próprio e expandir para o Paraná, conseguiram qualificação para atendimentos gerais e aplicação de vacinas nas próprias farmácias.
Essa expansão se consolidou em 2020 com um follow-on que levou a um desdobramento na proporção 1:30 e que ajudou a financiar a reestruturação societária do que passaria a ser chamado Grupo Panvel.
Quem são os acionistas de PNVL3
A Dimed possui apenas ações ordinárias sob o ticker PNVL3. Negociada na B3, a companhia não possui taxa de tag along e um free float de 47,41%. Listada no Novo Mercado e passando por um desdobramento de 1:30 em 2020, a companhia é controlada pelas famílias fundadoras, donas das companhias Velgos e Panitz, e possui os seguintes acionistas majoritários:
- Julio Ricardo Andrighetto Mottin, com 9% das ações ordinárias do grupo;
- Kinea Private Equity Iv Master Fundo De Investimento Em Participações Multiestratégica, , com 5,37% das ações ordinárias do grupo;
- Roberto Luiz Weber, com 4,06% das ações ordinárias do grupo;
- Elisabeth Weber Taylor, com 4,04% das ações ordinárias do grupo;
PNVL3 distribui dividendos?
Sim, a PNVL3 realiza distribuição de dividenos. A companhia começou sua distribuição em 2007 e a manteve desde então, atingindo o ápice de distribuições em 2022, a R$ 0,22 por ação, e com mínima em 2016, a R$ 0,01.
*Texto atualizado pela última vez em dezembro de 2022.