Siga nossas redes

Criptonews

B3 vai lançar contratos futuros de bitcoin em até 6 meses, diz executivo

Informação foi divulgada durante teleconferência da companhia nesta segunda-feira (16).

Bitcoin

A bolsa de valores brasileira, B3, vai passar a negociar contratos futuros de bitcoin (BTC) em até seis meses. A informação foi dada na tarde desta segunda-feira (16) pelo executivo-chefe financeiro do grupo, André Milanez, durante uma teleconferência da empresa.

Este deve ser o primeiro produto oficial da B3 envolvendo negociações da maior criptomoeda do mundo. Milanez não forneceu maiores detalhes sobre o produto. Em ocasiões anteriores, membros da bolsa sinalizaram a intenção de criar produtos do tipo no país.

Contratos futuros são um tipo de derivativo que consiste em um compromisso de compra e venda de um ativo, por um determinado valor combinado previamente, em uma data futura. Investidores usam este instrumento para tentar lucrar tanto com a alta. quanto com a baixa de um ativo.

Procurada pelo InvestNews, a assessoria da B3 não havia se pronunciado até a última atualização desta notícia.

Futuros de bitcoin pelo mundo

No mercado internacional, já existem bolsas especializadas em negociar contratos futuros de criptomoedas. A plataforma de negociação de criptomoedas Coinbase, por exemplo, anunciou em janeiro deste ano que comprou a bolsa de futuros de cripto FairX como parte de um movimento para oferecer derivativos para seus clientes nos Estados Unidos.

Os volumes de negociação de derivativos de criptomoedas totalizaram US$ 3,3 trilhões em novembro de 2021, de acordo com dados da empresa britânica de pesquisa CryptoCompare, respondendo por quase 55% do mercado total de ativos digitais.

Os produtos de futuros e opções de criptomoedas, especialmente aqueles oferecidos por plataformas regulamentadas, são amplamente vistos como menos arriscados do que a negociação em dinheiro.

Isso torna-os mais atraentes para alguns investidores institucionais que buscam obter exposição a criptomoedas, mas que equilibram a possibilidade atraente de ganhos rápidos com os riscos persistentes no setor.

*Com agências

  • Derivativos: o que são e como investir com segurança

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.