Siga nossas redes

Criptonews

ETF de futuros do ethereum pode ser aprovado em breve pela SEC

A aprovação será uma grande vitória para várias empresas que procuram oferecer o produto.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 minutos

*ARTIGO

Embora ETFs de futuros de bitcoin (BTC) já estejam disponíveis nos Estados Unidos, a aprovação de produtos similares para outras criptomoedas tem sido um processo mais lento. Por outro lado, a maré parece estar mudando.

Ethereum (Foto: Miloslav Hamřík/ Pixabay)
Ethereum (Foto: Miloslav Hamřík/ Pixabay)

Isso porque recentemente criou-se uma expectativa de que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) pode estar abrindo as portas para os ETFs de criptos, já que há a possibilidade de aprovação de ETF de futuros de ethereum (ETH) pela autoridade já em outubro.

A expectativa resultou em uma enxurrada de solicitações por parte das empresas interessadas em oferecer esse produto inovador. Nomes respeitados como Volatility Shares, Bitwise, Roundhill e ProShares estão entre aquelas que enviaram solicitações para lançar ETFs de futuros da criptomoeda.

Atualmente, a SEC está analisando pedidos de seis empresas — uma notícia que é bastante significativa. Conforme divulgado pela Bloomberg, fontes próximas ao assunto afirmam que o aval da autoridade americana é praticamente certo. 

Uma eventual aprovação marcaria um momento crítico no ecossistema da moeda. Afinal, embora ETFs de futuros do bitcoin estejam disponíveis no mercado desde outubro de 2021, a SEC nunca aprovou um ETF do tipo do ETH.

Novos ETFs em pauta

É importante destacar que essa perspectiva otimista relacionada ao mercado de criptomoedas não se limita apenas aos ETFs de futuros do ethereum. 

Empresas de peso, incluindo a BlackRock e Ark Investment Management, também estão buscando lançar ETFs de criptomoedas, só que neste caso, é um ETF à vista (spot) de bitcoin. A aprovação desse tipo de ETF abriria portas para que investidores de todos os tipos participassem do mercado de criptomoedas sem a necessidade de comprá-las diretamente através de uma exchange.

Um enigma se instaura 

A incerteza regulatória não é incomum quando se trata de inovações disruptivas. Mas a abordagem aparentemente incoerente da SEC em relação aos ETFs de criptomoedas tem deixado muitos no mercado perplexos e levaram a questionamentos sobre a lógica por trás de suas decisões.

Ainda que já tenha saído da memória de muitos, a agência reguladora está envolvida em processos legais contra algumas empresas do mercado de criptomoedas, como Ripple, Binance e Coinbase.

No entanto, apesar das controvérsias e dos desafios, o cenário é otimista para os ETFs de criptomoedas nos Estados Unidos. No mínimo, a entrada da BlackRock, a maior gestora de ativos do mundo, na busca por um ETF de bitcoin à vista, demonstra a crescente legitimidade que esses produtos estão ganhando no mercado financeiro convencional.

Um efeito cascata pode estar por vir 

A aprovação de um ETF de futuros do ethereum é de grande importância para todos. Com ela, investidores terão uma forma mais fácil e acessível de investir na segunda maior criptomoeda do mercado.

E mais: além de trazer mais liquidez para a moeda, esse tipo de ETF também pode aumentar a demanda pelo ETH e, consequentemente, seu preço

Em última análise, a busca das empresas para oferecer produtos atrelados às criptomoedas é um reflexo de uma crescente relação entre elas e as finanças tradicionais. A cada passo dado, o setor criptomoedas ganha maturidade e se aproxima ainda mais do status de uma classe de ativos financeiros reconhecida e respeitada.

*As informações, análises e opiniões contidas neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews.

Veja também

ANÚNCIO PATROCINADO Confira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.