Siga nossas redes

Criptonews

Globo lança ‘XuxaVerso’, coleção de NFTs para homenagear a artista

Xuxa marcou história na TV, e agora está marcando na Web3.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 4 minutos

*ARTIGO

A Rainha dos Baixinhos, Xuxa Meneghel, é uma das personalidades mais icônicas da televisão brasileira. Com uma carreira de mais de 60 anos, agora a história da apresentadora está sendo contada em uma nova série documental, o XuxaVerso, lançado pelo Globoplay na última quinta-feira (13). 

O XuxaVerso conta a história da Rainha dos Baixinhos, desde o início de sua carreira até os dias atuais. Mas o que torna essa série tão especial é que ela será acompanhada por uma coleção de NFTs (tokens não-fungíveis).

Eles serão usados para contar a história da Xuxa de uma maneira única e interativa, onde a categoria mais rara permite até mesmo concorrer a oportunidade de conhecê-la pessoalmente.

Globo lança XuxaVerso para comemorar a carreira da Xuxa Fonte: globoplay.com.

Mas o que são NFTs? NFTs são ativos digitais que representam a propriedade de um item exclusivo, como uma obra de arte, a escritura de uma casa, um vídeo ou um tweet. Por isso, tal como didaticamente explicado na página do XuxaVerso, não podem ser replicados ou falsificados.

O XuxaVerso e os NFTs

A coleção de NFTs do XuxaVerso é dividida em 6 segmentos distintos, cada um contendo 10 obras de arte digital, totalizando 60 ativos. As figurinhas representam momentos marcantes da carreira da apresentadora, como vídeos, fotos e mensagens da própria Xuxa. 

Os segmentos carregam nomes que evocam memórias emotivas nos fãs e retratam momentos inesquecíveis da carreira da apresentadora na Globo. São eles: Memória; Baixinhos; Pelo Mundo; Looks da Xuxa; Marquei um X e; Fala, Xuxa!.

Coleção XuxaVerso contará com 60 NFTs. Fonte: globoplay.com.

Por sua vez, cada NFT se enquadra em uma de três categorias de raridade: ouro, platina e diamante. Cada imagem será única e terá um valor exclusivo do qual ainda não foi divulgado até o momento.

Neste caso, os os NFTs da categoria diamante são os mais raros e oferecem a tal almejada chance de viver uma experiência VIP: um encontro presencial com a Rainha dos Baixinhos.

A categoria diamante dá a oportunidade de viver uma experiência presencial com a Xuxa. Fonte: globoplay.com.

A primeira leva de tokens foi distribuída gratuitamente para assinantes elegíveis do Globoplay, em um total de 20.000 NFTs do microfone da Xuxa. Os demais estarão disponíveis para compra a partir da próxima quinta-feira, dia 20 de julho.

Como conseguir um NFT da coleção?

Todo processo acontece pela própria plataforma do XuxaVerso os interessados em adquirir os NFTs devem seguir os seguintes passos:

  1. Acessar o site do Globoplay, plataforma responsável pelo lançamento do XuxaVerso.
  2. Procurar pela seção ou página dedicada ao XuxaVerso e aos NFTs.
  3. Explorar as opções disponíveis e clicar nas figurinhas NFT para obter mais informações sobre elas.
  4. Verificar se há algum NFT gratuito disponível para assinantes do Globoplay.

Por fim, caso queira adquirir NFTs adicionais ou não seja um assinante elegível, o jeito de conseguir uma figurinha da coleção é esperar até a data de lançamento para comprar.

Os itens serão disponibilizados de acordo com o valor de cada uma delas, tendo em vista que, quanto menor a disponibilidade, mais cara será a peça.

NFTs mudam a história do entretenimento

Apesar de inovadora, essa tendência de utilizar NFTs no entretenimento não é exclusiva do XuxaVerso. Outros artistas também têm explorado essa tecnologia para se conectar com seus fãs de maneira diferenciada dentro e fora das telas.

Por exemplo, o músico e produtor canadense Deadmau5 lançou uma coleção de NFTs que incluía músicas exclusivas, arte digital e experiências virtuais. Essa iniciativa permitiu aos fãs adquirirem itens exclusivos e terem acesso a conteúdos especiais relacionados ao artista.

A partir dessa nova abordagem das marcas, negócios e empresas podem criar uma relação direta de consumo com o público, trazendo elementos únicos de engajamento e ampliação do portfólio de produtos oferecidos.

Até para os menos familiarizados com os NFTs, como era o caso da Xuxa, o potencial da tecnologia já não está mais conseguindo ser ignorado. No futuro — bem próximo, ao que tudo indica —, podemos esperar cada vez mais artistas e plataformas de entretenimento adotando os NFTs.

*As informações, análises e opiniões contidas neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews.

Veja também

ANÚNCIO PATROCINADO Confira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.