Siga nossas redes

Criptonews

Banco Central dá largada ao projeto piloto do Real Digital; veja o que se sabe

Expectativa é que o serviço esteja disponível para toda população até o fim de 2024.

Prédio do Banco Central em Brasília 29/10/2019 REUTERS/Adriano Machado

O Banco Central (BC) divulgou nesta segunda-feira (6) que vai dar início neste mês ao desenvolvimento do projeto piloto da plataforma do Real Digital (RD) – também conhecida pela sigla CBDC (moedas digitais de bancos centrais, na sigla em inglês).

Inicialmente, o piloto RD vai testar a infraestrutura de programabilidade em Distributed Ledger Technology (DLT) com ativos financeiros (DvP de TPF) e a privacidade das informações transitadas na rede. “Isso é uma espécie de Pix de sistemas financeiros“, disse Fábio Araújo, coordenador da iniciativa do RD, uma vez que o modelo vai permitir a transferência de ativos financeiros de forma tão imediata quanto o sistema de pagamentos instantâneo.

O projeto contará com a participação de bancos, instituições de pagamento, cooperativas e outras participantes do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

A Hyperledger Besu será a plataforma utilizada no projeto piloto. Segundo o BC, ela foi escolhida por ser compatível com uma Ethereum Virtual Machine (EVM) em rede permissionada; ter suporte a privacidade de transações; ter código aberto; e existência de diversos fornecedores de Tecnologia da Informação (TI).

Entre as diretrizes gerais do Real Digital, o BC deseja dar ênfase na criação de modelos inovadores, no desenvolvimento de aplicações online (mantendo a possibilidade offline), no suporte a serviços financeiros de varejo, na aplicação do arcabouço regulatório (buscando evitar assimetrias regulatórias); na garantia da segurança jurídica; na privacidade e segurança; na prevenção à lavagem de dinheiro; na adoção de soluções baseadas em DLT; e na criação de padrões de resiliência e segurança cibernética.

Agenda de desenvolvimento

Para começar, entre as estratégias de comunicação, o BC irá realizar um workshop em abril aos interessados no piloto do RD e, mais à frente, um fórum. Em maio, está prevista a incorporação dos participantes do piloto.

O coordenador da iniciativa do RD informou que os critérios de participação do projeto piloto ainda estão sendo definidos e vão ser anunciados no workshop. “A gente ainda não tem os critérios fechados”, disse.

Depois de todas as fases de testes, deve haver um período de avaliações, que está programada para março de 2024.

“A gente quer… atingir a maturidade desse projeto até o final de 2024, de modo que a gente possa abrir para a participação de [toda] a população”, apontou o Araújo, do BC.

O que é o Real Digital?

O RD se trata de uma Central Bank Digital Currency (CBDC). A moeda digital será garantida pelo BC e as instituições financeiras vão apenas guardar o dinheiro para o cliente que optar pela nova modalidade.

Uma das funcionalidades prometidas pelo RD é compra e venda entre pessoas de títulos públicos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.