XANGAI (Reuters) – As ações da China saltaram nesta segunda-feira, registrando seu maior ganho diário em um mês, depois que os dados mais recentes sobre a atividade industrial sinalizaram que a recuperação da economia está ganhando força, enquanto o mercado de Hong Kong estava fechado para um feriado.
A atividade industrial da China expandiu em seu ritmo mais rápido em 13 meses em março, com a confiança dos empresários atingindo um recorde em 11 meses, impulsionada pelo aumento de novos pedidos de clientes no país e no exterior, mostrou uma pesquisa privada nesta segunda-feira.
Os dados estão em linha com uma pesquisa oficial de fábrica que mostra que a atividade industrial da China expandiu-se pela primeira vez em seis meses em março.
Os resultados otimistas seguiram-se a dados recentes de exportação e vendas no varejo melhores do que o esperado, sugerindo um início de ano firme para a segunda maior economia do mundo.
As ações chinesas também lideravam uma recuperação na maior parte da Ásia nesta segunda-feira, em meio a um cenário econômico global amplamente otimista.
O Índice Composto de Xangai subiu 1,19%, para 3.077,38 pontos, enquanto o índice CSI300 subiu 1,64%. Ambos os índices registraram seu maior ganho em um dia desde 29 de fevereiro.
Veja também
- Eve, da Embraer, recebe financiamento de R$500 milhões do BNDES
- Google vai comprar energia nuclear para alimentar IA
- China pretende captar US$ 850 bilhões em novas dívidas para estimular o crescimento
- STF marca para novembro conciliação sobre disputa pelo controle da Eldorado Celulose
- Petrobras avalia mudanças para distribuição de dividendos extraordinários, diz CFO